Engenharia

Engenharia – Ramos ou especialidades

Compartilhar:

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica é a área da engenharia responsável por projetos, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, para todo o tipo de indústrias, mas comumente associada ao projetos e desenvolvimento de motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos.

Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica

O profissional formado em engenharia mecatrônica pode criar e aplicar projetos de automação em indústrias, capaz de operar, construir e dar manutenção em diversos tipos de máquinas.

São características fundamentais ao engenheiro mecatrônico a criatividade, a curiosidade, o interesse e a organização, para poder desenvolver novos sistemas de controle de equipamentos.

Engenharia Metalúrgica

Engenharia Metalúrgica

A engenharia metalúrgica é um ramo da engenharia de materiais dedicado ao estudo dos materiais metálicos utilizados na indústria.

O engenheiro metalúrgico possui profundo conhecimento dos metais e suas propriedades, assim como da possibilidade de transformação dos minérios em metais e ligas metálicas, detendo a capacidade de desenvolver e coordenar projetos de tratamento e produção de metais, podendo inclusive combiná-los com outros materiais como plástico e vidro, criando novos compostos.

Engenharia Naval

Engenharia Naval

Basicamente o trabalho do engenheiro naval está diretamente relacionado à construção de embarcações, plataformas marítimas e outros veículos de transporte por águas, e atua em quatro grandes áreas:

  • Construção Naval – Trabalha na coordenação da produção de embarcações como navios, barcos e lanchas, assim como qualquer outros sistemas flutuantes e de propulsão;
  • Gerenciamento de transportes – Coordena processos de embarque e desembarque de cargas para que o transporte marítimo e fluvial ocorra de maneira segura e eficiente;
  • Projetos de Sistemas Oceânicos – Trabalha na resolução de problemas de engenharia de embarcações e outros dispositivos flutuantes definindo especificações técnicas, operacionais e planejamento de construção;
  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas aos processos de fabricação, manutenção e operacionalização para a melhoria de embarcações visando maior capacidade de carga, maior segurança e mais agilidade.

Continue lendo na próxima página…

Compartilhar:

Leandro dos Santos

Fundador e administrador do Guia da Obra, é um ex-empresário da construção civil que atuou na área por mais de 20 anos. Atualmente presta consultoria aos empresários e profissionais do setor de construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.