Engenharia

Engenharia – Ramos ou especialidades

Compartilhar:

De forma bem abrangente e superficial podemos definir a engenharia como a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos.

O profissional da engenharia adquire e aplica conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma determinada função ou objetivo.

Durante os processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, o engenheiro reúne vários conhecimentos especializados com o objetivo de viabilizar as utilidades, sempre levando em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.

Ao contrário do que muitos leigos pensam, a engenharia não é só relacionada à matemática, mas também está muitas vezes diretamente ligada à outras ciências, às artes, à biologia, à medicina e até a outros campos como no âmbito de estudo de vários assuntos como na engenharia social e engenharia política.

Ramos ou Especialidades da Engenharia

A engenharia é uma ciência muito abrangente e por isso muitas vezes é subdividida em diversos ramos ou especialidades diferentes, podendo muitas vezes o profissional da engenharia, embora formado numa área específica, ao longo de sua carreira poderá tornar-se polivalente penetrando com seu trabalho em diversas áreas da engenharia.

Como a engenharia é uma ciência muito vasta e diversificada, falaremos muito brevemente acerca de seus ramos e carreiras, logo a seguir.

Engenharia Aeronáutica

Engenharia Aeronáutica

A engenharia aeronáutica é o ramo da engenharia responsável pelo desenvolvimento e realização de manutenção de aeronaves como helicópteros e aviões, além de foguetes e satélites, no campo da engenharia espacial, onde também estabelece parâmetros para o lançamento e operação.

Engenharia Agrícola

Engenharia Agrícola

O engenheiro agrícola desempenha um papel muito importante no setor da agropecuária (agricultura e pecuária), cuidando dos processos de produção, projetando equipamentos e aplicando técnicas nas lavouras e criações. Não se deve confundir engenharia agrícola com agronomia.

Principais atividades do engenheiro agrícola:

  • Irrigação e Drenagem: Construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e drenagem voltados à conservação ambiental.
  • Infraestrutura: Projetar e construir estufas, estábulos e silos, zelando pelas condições ideais de climatização.
  • Automação e Mecânica: Monitorar equipamentos e dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos, magnéticos ou ópticos.
  • Eletrificação: Instalar fontes de energia hidráulica, elétrica, solar ou bioenergéticas.
  • Mecanização: Projetar e construir equipamentos mecânicos para todas as etapas da produção. Prestar assistência técnica a agricultores.
  • Planejamento: Gerenciar empresas agropecuárias, fazendo previsão de safras e propondo métodos para gestão dos recursos.
  • Qualidade: Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos por meio da avaliação e monitoramento dos processos e seus resultados.
  • Saneamento: Projetar estações de tratamento de esgoto, dejetos agrícolas e sistemas de água residual.
  • Pós-colheita: Planejar e coordenar os sistemas de embalagem, armazenamento, beneficiamento e transporte das safras.

Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

O profissional da engenharia ambiental atua com foco no meio ambiente, desenvolvendo projetos para minimizar os impactos ambientais e maximizar os lucros da atividade humana sobre o meio ambiente, promovendo assim o desenvolvimento sustentável, trabalhando a preservação da água, do ar e do solo, além do tratamento correto do lixo e da recuperação de áreas degradadas.

Dentre as principais atividades na engenharia ambiental podemos destacar:

  • Avaliar o impacto ambiental de projetos industriais e de engenharia civil sobre florestas, rios e mares e propor soluções de engenharia ambiental para reduzir ou eliminar esse impacto;
  • Garantir que a obra está respeitando as normas e leis ambientais durante a sua construção;
  • Escrever relatórios sobre o impacto ambiental e fazer pesquisas de campo para medir a devastação da natureza;
  • Realizar medições de poluição do ar, água e solo levando em conta os critérios técnicos da engenharia ambiental;
  • Dar assessoria de Engenharia Ambiental para empresas que querem tirar os certificados internacionais ISO 9000 e ISO 14000 de respeito ao meio ambiente;
  • Realizar projetos de recuperação de áreas que já foram destruídas para reconstruir o meio ambiente;
  • Realizar projetos de tratamento de lixo, resíduos industriais e material tóxico.

Continue lendo na próxima página…

Compartilhar:

Leandro dos Santos

Fundador e administrador do Guia da Obra, é um ex-empresário da construção civil que atuou na área por mais de 20 anos. Atualmente presta consultoria aos empresários e profissionais do setor de construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.