Engenharia

Engenharia – Ramos ou especialidades

Compartilhar:

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção

O profissional graduado em engenharia de produção trabalha no planejamento da cadeia produtiva através do dimensionamento e gerenciamento dos processos produtivos para permitir assim aumentar sua eficiência e também reduzir os custos de produção.

O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional analisando e definindo a estrutura da organização além de gerenciar as finanças da empresa, como seus custos e aplicação de recursos.

Outra área de atuação do engenheiro de produção é a engenharia do trabalho, onde o engenheiro é responsável por gerenciar os recursos humanos necessários para a produção, avaliando os custos, prazos de entrega e condições e possibilidades dos pedidos de clientes.

Engenharia de Telecomunicações

Engenharia de Telecomunicações

Dos ramos da engenharia, a engenharia de telecomunicações é a área responsável pelo planejamento, projeto, operação e manutenção dos sistemas eletrônicos e de telecomunicações como telefonia móvel e fixa, transmissão de dados, redes de computadores, redes sem fio, rádio e TV.

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica é uma das áreas da engenharia de mais destaque e popularidade na atualidade, pois é difícil imaginarmos nossa vida sem a energia elétrica atualmente.

O profissional formado em engenharia elétrica, o engenheiro elétrico, é responsável por planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica, levando energia elétrica a todos de forma segura e com qualidade.

O engenheiro elétrico pode atuar em diferentes áreas, como:

  • Construção Civil – Em projeção de circuitos elétricos para construção e reformas com a definição dos materiais mais adequados, além de elaboração de plantas de indústrias de geração de energia;
  • Automação – No planejamento e desenvolvimento de estruturas de automação elétrica para indústrias;
  • Fornecimento de energia elétrica – Na criação de usinas hidrelétricas, eólicas e solares, dimensionando turbinas, sistemas de armazenamento e transmissão;
  • Telecomunicações – Na construção de sistemas de telefonia e transmissão de dados;
  • Eletroeletrônica – No desenvolvimento de sistemas e componentes eletrônicos.

Engenharia Eletrônica

Engenharia Eletrônica

O profissional graduado em engenharia eletrônica atua no planejamento e desenvolvimento de componentes, dispositivos, sistemas e equipamentos eletrônicos, como transistores, circuitos elétricos e chips.

Engenharia Florestal

Engenharia Florestal

O engenheiro florestal é capacitado a analisar e estudar a dinâmica das florestas e seus ecossistemas, permitindo o desenvolvimento de projetos de exploração dos recursos florestais com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, podendo inclusive atuar com a ecologia aplicada.

O profissional de engenharia florestal pode gerenciar parques e reservas florestais, administrar processos de exploração, supervisionar e fiscalizar empresas que utilizam produtos de origem florestal, elaborar e desenvolver projetos de reflorestamento e desenvolver novas tecnologias de produtos florestais.

Continue lendo na próxima página…

Compartilhar:

Leandro dos Santos

Fundador e administrador do Guia da Obra, é um ex-empresário da construção civil que atuou na área por mais de 20 anos. Atualmente presta consultoria aos empresários e profissionais do setor de construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.