Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Pintar madeira: Dicas de pintura de madeira

Pintura em madeira: Como pintar madeiraA pintura em madeira é essencial para aumentar a durabilidade de peças de madeira como esquadrias (portas, janelas, batentes, etc), cadeiras, bancos, etc, pois pintar madeira protege-a dos intempéries quando o objeto está exposto, a céu aberto, ou de eventuais acidentes domésticos, quando em ambientes internos, impermeabilizando-a e impedindo que a água penetre no material.

Além de proteger o objeto de madeira da umidade, a pintura das superfícies de madeira também dificulta o ataque de pragas como cupins e facilita a limpeza da superfície, que após lixada e pintada, torna-se menos áspera e assim menos suscetível ao acúmulo de sujeira.

Os benefícios da pintura em madeira também são estéticos, permitindo ao pintor utilizar diversas cores de acordo com o ambiente a qual o objeto é utilizado. Mas se o desejo for manter a cor natural da madeira, ou ainda, apenas mudar sua tonalidade natural, pode-se utilizar verniz ao invés de tinta. Geralmente, os benefícios em relação a conservação do objeto de madeira através da pintura com tinta ou com verniz são praticamente os mesmos, mas o procedimento de aplicação é diferente, falaremos sobre a aplicação e verniz em madeira em outro artigo.

Lembre-se que se optar por fazer você mesmo a pintura, sem ter qualquer experiência, são grandes os riscos de danos aos objetos e ainda poderá haver riscos à sua saúde. Por isso, jamais deixe de utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) como óculos de proteção, luvas, máscara, etc. Nós não nos responsabilizamos pelos resultados ou danos causados, então, faça por sua conta e risco com calma, atenção e todo o cuidado possível.

Materiais para pintar madeira

Os materiais, ferramentas e acessórios, mais comuns para preparação da superfície de madeira e para pintar madeira, citados neste artigo, são:

  • EPIs (óculos, luvas, máscara, etc);
  • Rolo de Espuma (9 a 15 cm);
  • Pincéis;
  • Bandeja para pintura;
  • Plásticos ou jornais;
  • Lixa para madeira (n.° 100 e 150);
  • Diluente Aguarrás;
  • Massa a óleo;
  • Fundo sintético nivelador;
  • Tinta a óleo ou esmalte.

Preparação para pintura de madeira

Assim como qualquer outro objeto a ser pintado, a madeira requer uma preparação de sua superfície antes da pintura para um melhor resultado, tanto no que diz respeito à durabilidade quanto a aparência final.

Por questão de higiene e proteção dos utensílios e do piso localizados próximos ao objeto de madeira que receberá a pintura, é necessário forrar o chão e cobrir todos os objetos próximos para protegê-los de respingos de tinta, pois a sua posterior remoção poderá ser difícil e até danificar suas superfícies, dependendo do material de fabricação. Para isso, você poderá usar lonas plásticas, papelão, jornais e revistas antigas que não usa mais.

Agora, você precisará preparar a superfície de madeira que receberá a tinta. Para isso, utilize uma lixa para madeira n.° 150 e comece a lixar toda a superfície, até eliminar todo resquício de partes soltas de tintas antigas aplicadas no local e onde a tinta antiga estiver firme à superfície, lixe até remover totalmente seu brilho. Não esqueça também de lixar até eliminar possíveis farpas de madeira, tornando a superfície mais lisa possível, eliminando a maior quantidade de irregularidades.

Se houver imperfeições na madeira como rachaduras, corrija-as utilizando massa a óleo, através de uma espátula, aplicando camadas bem finas e sucessivas. Deixe secar por cerca de 16 horas, então, comece a lixar, agora com uma lixa para madeira n.° 100, até que a superfície fique totalmente lisa e nivelada. Concluída a correção de imperfeições superficiais, elimine todo o pó com um pano umedecido em aguarrás e depois, deixe secar por cerca de 30 minutos.

Agora, você já pode aplicar uma demão de fundo sintético nivelador apenas nos locais onde foram restaurados com massa a óleo. Depois de seco, novamente lixe e elimine todo o pó.

Pintura de madeira

Concluída toda a preparação da madeira para a pintura, você já pode pintar. Para isso, prepare a tinta de acabamento (esmalte ou a óleo), misturando de 10 a 15 % de aguarrás na tinta, ou conforme orientações do fabricante. Mexa bem com uma espátula apropriada e lembre-se de não usar chave de fenda ou cabo de vassoura.

Comece a pintar a madeira aplicando 2 a 3 demãos com rolo de espuma ou pincel, deslizando o rolo ou o pincel suavemente, mantendo uma pressão constante. Lembre-se que o rolo maior é indicado para áreas extensas, o rolo menor para batentes e o pincel para acabamentos e cantos. Ao molhá-los na tinta, escorra sempre o excesso de tinta do rolo ou do pincel para evitar escorrimentos de tinta na superfície da madeira. Se isso ocorrer, repinte na mesma hora, antes que comece a secagem.

Se no decorrer da pintura você perceber que a tinta ficou grossa ou densa demais, misture novamente aguarrás na tinta até se chegar na mesma consistência da mistura inicial. Isso geralmente ocorre pela evaporação da aguarrás.

Geralmente, o intervalo entre as demãos é de aproximadamente 12 horas e a secagem completa demora carca de 24 horas, porém, pode variar de acordo com a tinta escolhida, o tempo e temperatura do ambiente e claro, a madeira que recebeu a pintura.

Limpeza após a pintura em madeira

Após a pintura, limpe os utensílios (ferramentas e acessórios) utilizando a mesma aguarrás utilizada para a preparação da tinta. Mas cuidado, para limpeza de objetos que eventualmente possam ter sido atingidos por respingos, verifique se o material pode ter contato com aguarrás, pois há grandes chances de danos à ele.

Tintas para madeira

Abaixo listaremos alguns fabricantes de tintas para madeiras (em ordem alfabética) que possuem produtos de alta qualidade há muitos anos no mercado. Basta clicar no nome abaixo e depois selecionar o material (madeira) e o produto da marca para maiores informações.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net