Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Reforma: 5 dicas para evitar problemas durante a obra

Dicas para reforma sem problemasQuando o assunto é reforma, logo pensamos em caos. Entulho, poeira, barulho e bagunça. Mas fique tranquilo, nem sempre precisa ser assim. Realmente uma reforma dá trabalho e pode causar incômodo, tanto aos moradores quanto aos vizinhos, mas quando bem planejada, os transtornos gerados podem ser controlados e reduzidos, os imprevistos diminuem consideravelmente e o resultado final é mais satisfatório.

Veja a seguir 5 dicas importantes que você deve observar para que todo o esforço que envolve a reforma, realmente valha a pena, evitando ou reduzindo problemas durante a obra.

1. Planejamento

A falta de planejamento geralmente é o principal problema em uma reforma. O planejamento da obra é tão importante que depois de iniciada a reforma, sua ausência quase sempre acarreta em consequências que podem ser difíceis de contornar ou solucionar.

Planejamento: Essencial para obras de reformas

Para evitar surpresas desagradáveis ao longo da obra, estabeleça previamente um projeto com orçamento e cronograma pré-definidos. Se a reforma começa sem o morador saber quando vai acabar, cresce aquela sensação de que não vai terminar nunca. Se não há uma previsão orçamentária, como saber o custo final da reforma ou ainda pior, como saber se haverá recursos suficientes para concluí-la?

2. Apoio profissional

A supervisão de um profissional qualificado, geralmente um arquiteto ou engenheiro civil, faz toda a diferença. Estes profissionais auxiliam na previsão de problemas que podem ocorrer pelo caminho e são capacitados para prevê-los e evitá-los, ou na pior das hipóteses, encontrar soluções rápidas para qualquer imprevisto no decorrer da reforma. Além disso, o desperdício é evitado, já que o especialista calcula de forma precisa a quantidade de material, evita o quebra-quebra, dispensando a compra de artigos e insumos desnecessários.

Engenheiros e Arquitetos: Profissionais indispensáveis para qualquer obra.

Profissionais qualificados, com experiência em obras de construção civil, também oferecem um apoio importante na coordenação dos operários e no controle de limpeza do espaço.

3. Referências

Caso não haja condições financeiras para contratar um profissional, é importante que o responsável pela obra meça o espaço disponível a fim de minimizar os erros. É comum, por exemplo, que a pessoa escolha um móvel que fica ótimo na loja, mas que não cabe na sua casa. A dica é ir a um lugar com um ambiente parecido e medir alturas e profundidades. As distâncias também devem ser avaliadas para que não atrapalhem a passagem.

Móveis grandes x Espaços pequenos

Lembrando que reformas que envolvam interferência no aspecto estrutural devem obrigatoriamente contar com profissionais qualificados como engenheiros civis, por exemplo.

4. Materiais

Com uma diversidade tão grande de materiais sendo ofertados no mercado, de diferentes especificações técnicas, cores, estilos, etc, a falta de conhecimento técnico pode comprometer a sua compra. A opção por produtos mais baratos nem sempre representa economia. Da mesma forma que os mais caros não são necessariamente os de melhor qualidade. As duas formas podem causar prejuízo, portanto, não basta se basear no valor.

Variedade de materiais de construção

Também é importante saber em que hora cada material deverá ser comprado, para não investir dinheiro no começo em algo que só será usado no final.

5. Organização

Antes de começar a reforma, retire todos os objetos de decoração e quadros das paredes. Os itens devem ser embalados e guardados em um lugar protegido. O cuidado vale para móveis e eletrodomésticos também, que precisam ser cobertos com plásticos e panos, assim como o chão, que deve ser forrado. A melhor opção para o piso é o papelão ondulado. Embora seja mais caro, é um excelente investimento para proteção da área.

Organização durante a reforma

E a cozinha? Se o ambiente estiver incluído na reforma, o acesso pode ficar limitado. Uma boa dica é transferir a geladeira para outro cômodo, assim ela não precisará ficar desligada.

Com estas dicas estou livre de problemas na minha obra de reforma?

É claro que não dá pra manter a casa tão limpa e organizada como em um período sem obras, toda reforma gera transtornos como barulho, sujeira e mudança na rotina do lar, mas tomando esses cuidados que citamos, você vai minimizar a sujeira e conseguir concluir toda a reforma de forma mais rápida e organizada, poupando tempo e dinheiro.


Artigo por Locadora Equiloc

Equiloc Máquinas e Equipamentos

Share

2 respostas para Reforma: 5 dicas para evitar problemas durante a obra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Conteúdo
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Comprar e Vender Imóveis Terraplenagem.Net Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net