ArtigosConstruçãoEducação

Gestão de pessoas na construção civil e ganho de produtividade

Compartilhar:

A gestão de pessoas na construção civil é tarefa obrigatória e indispensável, tratando de todos os profissionais envolvidos em todos os setores da obra e em todos os níveis hierárquicos, não ficando a tarefa de gerenciamento unicamente destinada ao controle dos projetos, dos insumos, das finanças, dos prazos e cronogramas, entre outros itens também importantes.

Um bom gestor deve sempre ter a preocupação em melhorar as condições de trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores, com especial atenção às relações humanas, pois assim cria um ambiente propício ao aumento de produtividade em todos os setores da empresa e consequentemente da obra de construção civil como um todo.

Estava ministrando um dos meus cursos, de Gestão da Qualidade de Projetos de Arquitetura e Engenharia, quando uma aluna, engenheira civil de uma empresa multinacional no ramo de escoramentos, levantou um tema propiciando um debate interessante: “a maior dificuldade em gerenciar qualidade e produtividade na construção civil está na gestão da mão de obra”.

A engenheira em questão, pós-graduada em sistemas de gestão da qualidade, não enfrentava dificuldades em trabalhar com processos organizados e implantar ferramentas de gestão da qualidade nos projetos e serviços sob seu comando. Mas mesmo assim, algumas coisas ainda não funcionavam como deveriam.

A principal causa dos problemas em seu ambiente de trabalho advinha de uma equipe pouco motivada e sem compromisso com os resultados da organização. Este problema é comum entre os gestores do setor, pois a gestão de pessoas é um dos maiores desafios da construção civil.  Desde os níveis mais altos até os mais baixos, os gestores tem que enfrentar problemas que vão desde a falta de capacitação da mão de obra até a ausência de atitudes favoráveis ao trabalho.

Os caminhos para lidar com esses desafios passam necessariamente pelo desenvolvimento do gestor, líder da equipe, que precisa ampliar seus conhecimentos sobre o assunto a fim de obter melhores resultados.

Existe uma série de ferramentas para gestão de pessoas, especificamente, que podem facilitar a vida do gestor. Ferramentas que vão desde a estruturação do processo produtivo até a implantação de sistemas de avaliação de desempenho e desenvolvimento de planos de carreira, além do desenvolvimento de habilidades de liderança, que é fundamental para quem assume este papel de líder, na gestão de pessoas.


Artigo por Joaquim Alvarenga Neto
Sócio-Diretor da Alvarenga Neto Consultoria e Formação ContinuadaAlvarenga Neto Consultoria e Formação Continuada

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.