Dúvida sobre Edificações de Jardins sobre Lajes.

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
NathalieGuerra
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Arquitetura e Urbanismo

Dúvida sobre Edificações de Jardins sobre Lajes.

Mensagem por NathalieGuerra »

Olá,
Estou me formando em Arquitetura e Urbanismo, e no meu projeto de graduação quero inserir edificações com jardins sobre a laje, como artifício de vantagens térmicas para os ambientes internos.
Estou a procura de informações de relação de custo de contrução de jardins sobre lajes.
Quanto custa a instalação de um jardim extensivo (vegetação gramínia) sobre uma laje de concreto? Qual a relação de custo sobre uma mesma obra que não faz essa utilização?
Obrigada!
P.S. Gostei muito do forum! Os assuntos discutidos são muito interessantes e bem construtivos pro profissional da nossa área!

Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Dúvida sobre Edificações de Jardins sobre Lajes.

Mensagem por Leandro »

Seja Bem-Vinda ao Fórum, cara amiga NathalieGuerra.

Primeiramente gostaria de agradecer aos elogios ao Fórum GUIA DA OBRA.NET. Tudo aqui é feito com muita dedicação e carinho.

Bom, sobre a edificação de jardins sobre lajes, já temos um tópico a respeito... veja:
http://forum.guiadaobra.net/viewtopic.p ... =381&p=481

Não sei se ele esclarece suas dúvidas, mas acho que seria interessante lê-lo.

Sobre os custos envolvidos, não sei dizer... deixo o espaço aberto para que outros possam opinar.

Obrigado por participar!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Mensagem por Leandro »

Outro texto a respeito...
Jardins sobre laje

Associado ao fato dos apartamentos serem cada vez mais opção de moradia nas grandes cidades, em função de custos, segurança etc, o jardim sobre lajes é muitas vezes a maneira de conciliar as vantagens de morar em um apartamento com jardim.

Os paisagistas se vêm em uma situação delicada: o cliente imaginou um jardim com árvores, palmeiras e muito verde, mas o que existe são floreiras tipo caixa, com profundidade de 40 cm que após a camada de drenagem ficará com 30 cm!!! Resultado: só se pode utilizar plantas tipo forração. É frustrante tanto para o cliente quanto ao profissional que não pode atendê-lo. Para que um jardim sobre laje possa acontecer, o paisagista deve ser contratado antes mesmo do projeto estrutural. Grandes áreas de terra (horizontal) permitem o melhor desenvolvimento das plantas, mesmo que estejam correndo embaixo de pisos, porém esta terra deve ser computada no cálculo estrutural.

Há ainda as cargas pontuais quando forem utilizadas plantas de grande porte. Para estas, a altura da laje deve ser em torno de um metro, sendo que algumas plantas podem chegar a mais de duas toneladas de peso. Além da questão estrutural, outro quesito é a impermeabilização. Normalmente as plantas são as vilãs. Sem dúvida todo cuidado é pouco, mas é plenamente possível. Em recente palestra proferida em Curitiba, a arquiteta paulista Isabel Duprat mostrou seu trabalho no Bank Boston em São Paulo.

A área sobre laje comporta plantas adultas, lagos com peixes e um jardim onde só quem sabe pode acreditar que não é solo. A empresa contratante americana foi extremamente rígida quanto aos procedimentos de impermeabilização, que não traz grandes novidades: duas camadas de manta asfáltica, proteção mecânica, brita e manta geotextil, além de um ralo especial para aumentar a segurança.

Com certeza o custo de um jardim sobre laje é maior que outro, mas temos um beneficio muito grande em relação ao conforto térmico e aproveitamento de áreas impermeabilizadas, além, é claro, de oferecermos ao “cliente” um importante diferencial na hora de decidir sobre qual imóvel comprar: com ou sem o sonho de um jardim.

Diacuy de Mesquita Fialho Crema
Paisagismo - Irrigação
diacuy@diacuypaisagismo.com.br
Fonte: http://www.construcaoecia.com.br/conteu ... 19&cont=52
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

ffbrunoff
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Materia-prima

Mensagem por ffbrunoff »

Nathalie,
de uma olhada no anexo. É um produto da empresa Maccaferri. Ele faz o papel da brita e da manta geotêxtil, precisando comprar separado só o tubo.
E o pdf também apresenta forma de instalação sobre lajes.
Anexos
macdrain_j_por.pdf
(1.25 MiB) Baixado 663 vezes

IsaacdeCristo
Parceiro do GdO
Parceiro do GdO
Atividade ou Profissão: Planejamento, execução
Contato:

Mensagem por IsaacdeCristo »

Cara Nathalie,

Não tenho como precisar o percentual, pois isso depende do projeto, da região e da disposição de materiais... mas é uma solução bem mais cara que os telhados ou cobeturas mais tradicionais, principalmente porque além de pesar mais sobre a estrutura (considere os dias de chuva), há um custo muito elevado de drenagem, impermeabilização e de manutenção. Mas devo lembrar que tem os benefícios estéticos, ecológicos, conforto, etc.
Vai construir, reformar ou investir em imóveis? Leia antes os livros
"CONHECENDO OBRAS"
Autor: Isaac de Cristo - Arquiteto e Urbanista (CAU: 171432-5).

Responder