Dúvida sobre pequeno muro de arrimo

Assuntos sobre construção de alvenaria comum, alvenaria estrutural, drywall, paredes e muros em geral.
Responder
Élcio
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 10 de Julho de 2018 às 20:34
Localização: Salto/SP
Atividade ou Profissão: funcionário público

Dúvida sobre pequeno muro de arrimo

Mensagem por Élcio »

Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre um pequeno muro de arrimo que tenho que fazer no meu terreno. (que tem 18 metros de largura).
Preciso nivelar o terreno (caída lateral). No lado direito do terreno, na frente, há um desnível de 77cms. No mesmo lado (direito) do terreno, só que na parte de trás, o desnível é de 127cms.
Pelo que sei, nas proximidades, todo mundo constrói usando somente brocas.
Preciso saber qual a profundidade das brocas desse pequeno muro de arrimo.
Alguém me disse que a broca deve ter a altura aterrada multiplicada por 1,5 (ou seja, teria que fazer uma broca de 1,2 metros) na parte da frente e 1,9 metros na parte de trás, com distância entre as brocas de 1,5 metros.
Quem me deu a dica sugeriu o uso de treliças com 3 ferros de 10mm nas brocas e estribo de 20 cm de distância.
Pretendo usar tijolos baianos (requeimados), com largura de 19 cm.
Estou no caminho certo?

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Dúvida sobre pequeno muro de arrimo

Mensagem por GilbertoCarlos »

Essa regra de 1.5 não é tão confiável assim, varia muito do terreno, tem casos em que apenas uma sapata corrida é suficiente, outros casos a estaca deve afundar mais de 10m para atingir solo de alta resistência.
Quanto a armadura, para estacas o ideal é 6 barras, e chegar em 0,5% da área de concreto.
E quanto ao muro, o ideal é fazer de blocos estruturais, não tijolo baiano.

Élcio
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 10 de Julho de 2018 às 20:34
Localização: Salto/SP
Atividade ou Profissão: funcionário público

Re: Dúvida sobre pequeno muro de arrimo

Mensagem por Élcio »

Gilberto: tem como vc me esclarecer porque o bloco estrutural é melhor do que o tijolo requeimado? Esqueci de comentar, mas vou impermeabilizar o muro, de um lado com reboco + impermeabilizante e do lado que será aterrado, com manta plástica.

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Dúvida sobre pequeno muro de arrimo

Mensagem por GilbertoCarlos »

Sim, o bloco estrutural tem resistência garantida e pode ser armado, o tijolo requeimado não tem garantia e não pode ser armado.

Élcio
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 10 de Julho de 2018 às 20:34
Localização: Salto/SP
Atividade ou Profissão: funcionário público

Re: Dúvida sobre pequeno muro de arrimo

Mensagem por Élcio »

Entendi, Gilberto. Aproveitando dos seus conhecimentos: quanto à questão da impermeabilização, o uso de plástico no lado que será aterrado é suficiente ou adequado? Se não, qual é uma boa opção em termos de custo/benefício? Grato.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem