breis escreveu:Olá a todos.
Gostava de vos perguntar se me podem ajudar e dar alguns conselhos e indicações, sobre como é viver nesta cidade.
Como é a cidade?
Como são as pessaoas?
Como são os preços? Se a vida é cara?
Como é a Segurança?
Quais as melhores zonas para morar e trabalhar?
Como está a construção civil?
Enfim que possam falar sobre tudo o que souberem
Agradeço
Cumps

Está falando da Cidade de São Paulo, capital do Estado e a maior cidade do Brasil?
Bom, se for, saiba que é a maior cidade da América do Sul e uma das maiores do mundo. Moro em São Paulo, sei bem como é a cidade. Vou tentar responder as suas perguntas separadamente, vamos lá:
Como é a cidade?
A cidade é gigante, cada bairro (freguesia?) tem uma cara diferente da outra, afinal, é uma cidade formada por imigrantes portugueses (como eu), espanhóis, italianos, japoneses entre outros. Para compras, você acha de tudo em qualquer lugar, é impressionante.
Eu, particularmente, não gosto muito do "agito" de São Paulo, preferiria morar no interior, numa cidade pequena e mais pacata, mas infelizmente não posso ainda, mas quem sabe um dia.
A enorme população de São Paulo é o seu maior tesouro e também o seu maior problema. Muitas pessoas tornam a cidade um enorme mercado consumidor além de uma gigantesca força e mão-de-obra, qualificada inclusive. No entanto, essa grande concentração de pessoas gera um tráfego insuportável de todo tipo de carros, caminhões, motocicletas e pedestres. O governo, como em todo o Brasil, é corrupto e ineficaz, logo, falta saúde, segurança e educação pública de qualidade.
Acho que já deve ter pesquisado na internet, mas afim de te ajudar, segue abaixo alguns links interessantes:
Como são as pessoas?
As pessoas são em sua maioria muito alegres, trabalhadoras e honestas. Como disse acima, o maior tesouro desta cidade é o seu povo, pena que os governantes não dão à eles o seu devido valor.
Como são os preços? Se a vida é cara?
Como a oferta de produtos e serviços é enorme, os preços na cidade são relativamente baixos e o custo de vida não é elevado, porém, deve-se levar em consideração que alguns ítens são obrigatórios como um bom seguro (principalmente para seu automóvel), plano de saúde e educação (escola, colégio ou faculdade) particular.
Como é a Segurança?
A cidade de São Paulo como um todo não é violenta, proporcionalmente ao número de habitantes, não está entre as mais violentas do país. O que espanta é que quando falamos de São Paulo, tudo é grande, logo, o maior número de roubos, de assassinatos, etc, pode, ocasionalmente, ser daqui, mas como disse, deve-se analisar a proporção de acordo com o tamanho da população.
Além disso, existem regiões menos seguras e outras mais seguras, deve-se analisar bairro a bairro.
Quais as melhores zonas para morar e trabalhar?
Devido ao custo dos imóveis em São Paulo, muitos estão optando por morar em cidades vizinhas como Taboão da Serra, Cotia, Embu, Barueri, Itapecerica, entre outras, que são muito próximas da capital e possuem um toque de cidade pequena do interior. Quanto a cidade, cada zona (sul, norte, leste e oeste) possui bairros nobres ( Morumbi, Brooklin, Jardins, Anália Franco, etc) e outros mais populares, com pessoas mais humildes. Qual o melhor? Vai do seu gosto, do seu estilo de vida, como disse, cada bairro possui uma cara diferente.
Quanto ao trabalho, como o trânsito e as dificuldades de ir e vir na cidade são "gritantes", o ideal é morar o mais próximo possível do seu trabalho. Se tiver um emprego fixo, em um escritório por exemplo, dê preferência para morar o mais próximo dali. Temos muitos ônibus, trens e metrôs na capital, porém, TODOS ficam insuportavelmente lotados nos horários de pico.
Como está a construção civil?
A construção civil, em São Paulo particularmente, está passando por uma enorme transformação. O custo da construção está cada vez mais caro na capital, principalmente, devido a dois pontos:
- Falta de mão-de-obra: Muitos trabalhadores das regiões Norte e Nordeste do país, de mão-de-obra não qualificada, estão voltando às suas regiões de origem e deixando São Paulo sem mão de obra para trabalhos brutos, logo, o preço está subindo consideravelmente e de forma rápida;
- Burocracia e Exigências: A prefeitura da cidade é muito lenta na aprovação de projetos e o processo é muito burocrático, além de muitas leis tornarem o trabalho na construção civil cada vez mais moroso, caro e complicado, como restrição de circulação de caminhões em quase toda a cidade durante o dia.
Bom, se quiser que eu fale mais sobre algum item ou no geral, por favor, diga-me e farei o possível para ajudar.
É claro que tudo o que foi dito, é o meu ponto de vista, minha opinião pessoal, logo, não é um retrato da realidade. O ideal é coletar opiniões de outras pessoas também.