Quanto da construção pode ser "faça você mesmo"?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
luiz_borges
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Amador

Quanto da construção pode ser "faça você mesmo"?

Mensagem por luiz_borges »

Já estudo a questão de construção de casas já faz alguns meses para quando fosse construir minha casa eu já ter conhecimento e poder observar e compreender o trabalho do engenheiro, pedreiro, etc, mais de perto. Além disso, gosto muito de colocar a mão na massa e fazer minhas coisas (como móveis por exemplo), não tanto pelo custo, mas pelo gosto de fazer.

Agora que já estou no processo de compra do terreno, queria saber em uma construção de casa nova (sobrado =~ 170 m2), que etapas eu conseguiria tocar sozinho? Algumas eu já descarto de cara, como fundação e lajes pq exigem muito trabalho que tem que ser feito de uma só vez e sem erros, a parte de encanamento também exigem vários macetes então tenho um pouco de receio, mas já a parte elétrico não vejo problemas em fazer (já mexi um pouco com eletricidade e já acompanhei instalações elétricas), e as paredes acho que também não teria problema.

Não tenho nenhuma formação relacionada a engenharia (minha formação é ciência da computação e matemática), então não tenho também uma noção completa de quais são todas as etapas de uma obra e qual a melhor ordem para cada etapa (além de saber se a etapa é realizável por uma pessoa sem experiência prévia, mas dedicada).

Por enquanto só conversei com a arquiteta sobre o terreno então ainda não tenho planta nem nada, mas já tenho algumas coisas que estão meio claras que quero fazer:
- A fundação acredito que tenha que ser com brocas.
- Para as paredes gostaria de usar blocos de concreto (acho que as furações dele são ótimas para passagens de conduítes e encanamento, evitando rasgar paredes, além de não precisar de formas para os pilaretes).
- Para a laje final, penso em deixar acabado na laje com impermeabilização (sem telhado).

Estas são minhas idéias iniciais, ainda sujeitas a alteração.

motoboy
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: entregador

Re: Quanto da construção pode ser "faça você mesmo"?

Mensagem por motoboy »

Eu acho uma ótima ideia a impermeabilização da laje, mas qto tempo vc quer que o projeto esteja finalizado?
Isso pode influenciar bastante nas tecnicas a serem usadas...
Felipe AC
motoboy e outros serviços de entrega

luiz_borges
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Amador

Re: Quanto da construção pode ser "faça você mesmo"?

Mensagem por luiz_borges »

Vou entrar em fase de projeto agora no próximo mês. Ainda não tenho um cronograma montado, mas quero tentar deixar a obra pronto em 5-6 meses. Inclusive algumas ideias que eu tinha antes eu já modifiquei, a mais importante delas é o uso de drywall.

Penso nas seguintes etapas:
1) Fundação (vou contratar o serviço);
2) Levantar paredes EXTERNAS, pilaretes e se necessário pilares (acho que vou precisar pq o piso terá uns 9x12 m). (vou contratar o serviço tb, mas aqui vou ficar em cima).
3) Execução de vigas e cobertura da primeira laje e da base da escada (serviço contratado tb, mas o provavelmente eu que farei o desenho da escada e decidirei o ponto de distribuição central de eletricidade).
4) Levantar as paredes EXTERNAS do segundo piso, e fechar a segunda laje. (serviço contratado tb).
5) Telhado (estrutura metálica e telhas de eternit), caixa d'água e platibanda (aqui provavelmente eu vou acabar fazendo o serviço, ainda não sei se o trabalho é grande demais para mim).
6) Montagem dos montantes de drywall (eu que vou executar).
7) Instalações hidráulica e elétricas passadas pelos montantes (eu que vou executar tb).
8) Instalação das paredes de drywall e dos pontos de elétrica, lógica e hidráulica (eu que vou executar tb).
9) Forro de drywall ou gesso (ainda não me decidi)
10) Acabamento (eu que vou executar, não sei se tudo).

Ainda tenho algumas dúvidas sobre a telhado e o escoamento de água pluvial, em qual etapa devo fazer as instalações para a rede de esgoto, e qual a melhor forma de fixar os montantes de drywall (como provavelmente terei vigas, não sei como seria a fixação).

Se alguém tiver mais informações e dicas para mim eu agradeço, principalmente no tocante à instalação de drywall, necessidade de pilares e vigas, ordem das etapas.

Responder