Construção de piscina de alvenaria

Discussão de assuntos relacionados às fundações (estacas, sapatas, baldrames, etc) e à Geotecnia (mecânica dos solos, mecânica das rochas, engenharia geotécnica, entre outras).
Responder
Alexandre Rodrigues
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 21 de Novembro de 2011 às 19:07
Localização: Marília - SP
Atividade ou Profissão: Engenheiro Mecânico

Construção de piscina de alvenaria

Mensagem por Alexandre Rodrigues »

Prezados Amigos do Fórum

Gostaria de uma piscina de alvenaria na área de lazer de casa, porém, ao realizarmos um estudo de sondagem em nosso terreno, verificou-se que se trata de argila e a água aflora com cerca de 0,5 metros de profundidade, e com razoável pressão, o que cria uma série de dificuldades para execução da fundação, pois acredita-se não ser possível concretar as estacas escavadas devido à presença de água, e também para a escavação, visto que este tipo de solo é bastante instável, gostaria de solicitar a ajuda de vocês para nos dar algumas dicas, caso vocês já tiveram alguma experiência similar.
Obrigado

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Construção de piscina de alvenaria

Mensagem por Leandro »

Seja bem-vindo caro Alexandre.

Bom, o mais indicado é contratar um engenheiro para fazer os cálculos estruturais da construção, mas posso dar alguns pitacos pra tentar te auxiliar.

Não é porque o solo é mole e instável ou ainda porque nasce água no terreno que o projeto seria inviável, jamais, o que pode ocorrer é que seja um pouco mais caro construir, mas não impossível ou inviável.

Seja numa piscina ou uma casa, o importante é que os alicerces sejam bem feitos, sobre estacas profundas que atinjam solo firme e através do seu comprimento adquira o atrito ideal para sustentar o peso da construção a qual vai carregar.

Através da sondagem do solo, o engenheiro calculista ou engenheiro civil consegue projetar estacas para tornar a estrutura da sua piscina de alvenaria tão sólida e segura quanto a de uma construída em um terreno seco e firme, como disse antes, só o custo é que vai variar.

Sobre a água, você pode fazer algum trabalho de drenagem no terreno, não?

Talvez abrir valas de 0,5 a 1m (ou mais) de profundidade e cerca de 50cm de largura e criar drenos em volta do terreno. Normalmente a equipe do engenheiro contratado vai saber executar, mas normalmente utiliza-se barras de cano parcialmente perfuradas (próprias para drenagem) instaladas juntamente com manta geotêxtil (Bidim por exemplo) e pedras para filtragem da água que irá para os encanamentos.

Se tiver alguma dúvida específica, diga-nos e vamos vendo no que podemos ajudar ;)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Ivansouza
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 31 de Dezembro de 2013 às 17:47
Atividade ou Profissão: Vendedor

Re: Construção de piscina de alvenaria

Mensagem por Ivansouza »

Oi Alexandre, vi seu tópico e eu tinha a mesma dúvida, eu fiz o seguinte, contratei uma empresa que faz tudo. eles entregam a piscina pronta. A vantagem disso é que se caso der algum problema a construção foi concentrada em um único prestador de serviço e ai fica fácil de vc cobrar.

Grande abraço.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem