Video: Dicas de construção por de Isaac de Cristo

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
IsaacdeCristo
Parceiro do GdO
Parceiro do GdO
Atividade ou Profissão: Planejamento, execução
Contato:

Video: Dicas de construção por de Isaac de Cristo

Mensagem por IsaacdeCristo »

Link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=5uT3TJfLwzA

Dicas para quem vai construir, reformar ou investir em imóveis nesta entrevista do escritor Isaac de Cristo à reporter Lise Oliveira. Isaac fala também do sobre o sucesso do seu livro "Conhecendo Obras - 2ª Edição" - Jornal "Bom Dia Cidade" - TV Aratu - Sbt - Nov/2010:

Lise Oliveira: O entrevistado de hoje é o arquiteto e escritor Isaac de Cristo. Ele está em nossos estudios para falar do sucesso do seu livro "Construindo Obras" (Conhecendo Obras), que já está na 2ª (segunda) edição ocupando o terceiro lugar no ranking nacional dos 1070 títulos mais vendidos da categoria.

Bom dia, Isaac...

Isaac de Cristo: "Bom dia, lise"! / Lise Oliveira: tudo jóia? / Isaac de Cristo: Tudo.

Lise Oliveira: Então, isaac, do que é que se trata o livro "Construindo obras"?

Isaac de Cristo: "Hummm... um livro que eu fiz direcionado ao dono da obra. Assim: Escutei muitas reclamações de proprietários...,

Lise Oliveira: Deixe-me conhecê-lo...

Isaac de Cristo:... de pessoas que não entendem de construção, mas que precisam construir. Todo mundo constrói, mas nem todo mundo conhece de construção. Então a idéia foi fazer um livro de linguagem fácil, acessível ao leigo, à dona-de-casa, ao médico, sabe... quem não é de construção. E aí foi um sucesso, porque todo mundo quer esse livro, estourou no Brasil inteiro rapidamente e hoje eu estou... ontem eu falei pro pessoal que estava em quinto lugar, de noite fui ver o ranking e estava em terceiro.

Lise Oliveira: Terceiro... Surpreenda engenheiros, arquitetos e mestres-de-obras com as dicas deste livro... dá pra surpreender mesmo?!

Isaac de Cristo: Dá, dá pra surpreender e já me mandam vários emails porque muitos... a maioria deles não espera que o dono da obra saiba algumas coisas, alguns macetes que eu coloco no livro, então eu ensino como cobrar ao arquiteto, como cobrar ao empreiteiro, como saber se a obra ou o que foi contratado está sendo entregue. Então o texto... um livro com texto bem fácil que ajuda o dono da obra a conduzir a sua obra sem precisar ser um profissional de construção.

Lise Oliveira: Jóia, Isaac. Agora, porque você se interessou a escrever este livro? Como surgiu essa idéia?

Isaac de Cristo: Olha, eu trabalho com obras, falo no livro, inclusive, desde criança. Assim... já ajudava meu pai, fazendo bloco de cimento desde 12(doze) anos de idade pra cá sempre trabalhei comn construção...

Lise Oliveira: Seu pai trabalha com isso também, é isso?

Isaac de Cristo: Trabalha. Agora é aposentado, mas sim, sempre foi construtor.

Lise Oliveira: Ele é engenheiro, também?

Isaac de Cristo: Não, contrutor.

Lise Oliveira: Arquiteto?

Isaac de Cristo: Construtor.

Lise Oliveira: Construtor.

Isaac de Cristo: Ele sempre foi da construção. Carpinteiro, assim... empreiteiro, essas coisas. E... nesse tempo eu sempre escutei muitas reclamações, muitas mesmo, assim: o pessoal contrata, não entende... dona-de-casa se descabela e... na obra ninguém aceita que ela fale, acham que não entende de nada, essas coisas, então: "Ahh! não tem um livro, não tem um manual pra gente que não entende..." Então eu fui engendrando essa idéia de fazer um livro e... terminou (que) em 2008 eu escrevi.

Lise Oliveira: Você pode dar algumas dicas do que você escreve no livro? Agora pra quem está assistindo a gente, algumas dicas, orientações do que a gente pode encontrar no "Conhecendo Obras".

Isaac de Cristo: É... a orientação... a orietação básica... assim, é uma coisa chamada planejamento, que parece difícil, mas, primeiro: quando você vai construir, você está colocando... é, seu capital, seu dinheiro em jogo e é muito dinheiro, que obra não é coisa barata, todo mundo sabe disso. Então, a dica principal que eu coloco é que você se planeje. Se você quer construir, pense, se planeje, pra você não começar a obra e parar, achando que vai gastar trinta mil, quarenta, aí você vai e gastar 100(cem). Aí para. Você vê muitas muitas obras paradas no meio do caminho. Então o planejamento envolve: Chamar um profissional... Chame um arquiteto, um engenheiro, que vai planejar, fazer o seu projeto e te dizer quanto você vai gastar , quanto você precisa, se vai precisar tomar um financiamento, empréstimo. Então você vai saber o que fazer se se planejar.

Lise Oliveira: Então, esse é o planejamento.

Isaac de Cristo: É a dica básica, é planejamento, não é nada complicado, mas assim, você começa a fazer sem projeto... NÃO FAÇA SUA OBRA SEM PROJETO! Porque você vê muita gente: Quebra escada... o quebra-quebra é muito mais caro do que pagar um projeto.

Lise Oliveira: Agora geralente acontece muito de a pessoa fazer um planejamento com um profissional e no decorrer do projeto, o valor,né, ser outro, ne? Ser mais, ser maior, no caso.

Isaac de Cristo: Aí, é... Obras é assim: é um sonho construir. Todo mundo quer construir, é um sonho, mas o planejamento, você planeja, só que depois as pessoas mudam. Começam a construir e depois dizem: "Poxa, não é isso que eu queria".

Lise Oliveira: Tem outras idéias...

Isaac de Cristo: Tem outras idéias, aumenta a casa, reduz, corta, etão isso é uma interferência que às vezes aumenta, normalmente aumenta o custo do projeto. Então essa mudança deve ser passada assim... eu indico no livro, inclusive: quando for fazer o projeto, faça... o arquiteto faz várias reuniões com a pessoa, com a família, pra saber o que de fato, ela está querendo.

Lise Oliveira: E logo depois que eu faço esse planejamento, qual é o meu segundo passo?

Isaac de Cristo: Aí você vai partir pra obra. Aí, inclusive eu tenho aqui no CD, não sei se você chegou a comentar...

Lise Oliveira: Pode mostrar pra gente.

Isaac de Cristo: Este CD aqui, ele acompanha o livro e tem os modelos de contrato que eu comento no livro. Eu dou as dicas no contrato, assim... cláusulas pra você, às vezes passada pra trás, entendeu? Porque muita gente aproveita do fato de o proprietário não conhecer, entendeu?

Lise Oliveira: Não ter noção...

Isaac de Cristo: E às vezes age de má fé. Então eu comento dois contratos, inclusive o de obras, que é o próximo passo, porque eu falo sobre... desde a compra de um terreno, o que você tem que observar quando for comprar um terreno. Às vezes o corretor te empurra um terreno garganta abaixo que não é o que você está querendo. E nem todo terreno que você compra, às vezes é apropriado pra fazer o que você deseja. Não estou falando só de casa, de moradia, mas as vezes você vai comprar um comércio e determinados comércios não podem ser feitos em qualquer lugar da cidade. Eu falo essas coisas também. Então você tem que saber o que você quer, em termos de terrenos, dou essas dicas também. Olhe: edificações vizinhas, conforto do terreno em relação ventilação, posicionamento... tudo isso eu falo. Agora falo com linguagem simples para que qualquer leigo possa entender. E...

Lise Oliveira: E no CD?

Isaac de Cristo: O CD, como eu digo, tem os contratos, modelos de contratos, tabela de preços de serviços de cinco... 3200 e poucos serviços de construção... "Vou colocar o piso, não sei quanto custa, o cara está me cobrando a mais, está me cobrando a menos?" Então a tabela oficial do Governo, feita pela Caixa Econômica Federal, que faz financiamento de obras e que eu passo... o CD é bônus, é gratis, acompanha o livro e tem o preço... você tem uma noção de quanto custa colocar um piso, rebocar uma parede, colocar um fôrro, assim são 3200 e poucos serviços variados de construção. Você pode ter uma base assim como, quanto vai gastar, se o cara cobrar a mais, a menos...

Lise Oliveira: Certo...

Isaac de Cristo: ...você não fica perdida.

Lise Oliveira: Onde é que a gente encontra o "Conhecendo Obras", Isaac?

Isaac de Cristo: Aqui em Camaçari, você tem na Comfiaço, tem alí na Wancil Madeireira, na livraria novo Oriente, em Salvador está na Civilização, na Multicampi, nas livraria da Rede Saraiva, etc...
Vai construir, reformar ou investir em imóveis? Leia antes os livros
"CONHECENDO OBRAS"
Autor: Isaac de Cristo - Arquiteto e Urbanista (CAU: 171432-5).

Responder