Videiras em Pérgola

Decoração de ambientes, pintura, textura, paisagismo e jardinagem.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Videiras em Pérgola

Mensagem por Leandro »

As pérgolas podem ser utilizadas como suporte para uma videira, ao invés do arame.

Podem ser escolhidos vários tipos de uvas, como a rosada, a uva-itália, a uva-pretinha e a moscatel. Os tipos com folhagem mais viçosa nem sempre produzem os melhores frutos, por isso é preciso decidir se é mais importante a aparência ou o sabor. Mudas de viveiros normalmente resultam do enxerto de duas variedades, uma americana e outra européia, e são mais resistentes a pragas e doenças. Mesmo sendo forte, a videira se desenvolve melhor em lugares ensolarados e protegidos do vento.

O plantio pode ser executado da seguinte forma: nas duas extremidades da estrutura, abre-se uma cova com aproximadamente 35cm de profundidade e 40cm de lado e coloca-se uma camada de brita no fundo para a drenagem. Acima dela, uma mistura de duas partes de terra adubada e uma de areia cobre as raízes.

No primeiro ano após o plantio é necessário fazer uma poda radical, deixando o ramo principal e apenas duas gemas de cada galho lateral. Após a florada dos anos seguintes (sempre no final do verão), corta-se obliquamente os galhos laterais, deixando novamente duas gemas do último ramo e eliminando também os raminhos que tenham folhas ou flores fracas.

Durante o período de amadurecimento, adicionar adubo líquido à rega diária, o que resultará em frutos mais doces.

Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/98.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder