BubbleDeck: Esferas de plástico substituem concreto em lajes
BubbleDeck é o nome de uma tecnologia construtiva, inovadora e sustentável, que substitui o concreto onde ele não desempenha a função estrutural por esferas de plástico polipropileno entre telas de aço.
Menor impacto ambiental, redução de custos e maior liberdade nos projetos são alguns dos benefícios obtidos na utilização da tecnologia construtiva BubbleDeck.
Execução de laje com BubbleDeck
A execução de uma laje com o sistema construtivo BubbleDeck é realizada basicamente em 4 etapas:
- Fabricação dos painéis metálicos na fábrica;
- Execução do escoramento;
- Montagem dos elementos pré-moldados com as esferas plásticas;
- Colocação da armação complementar e concretagem final.
Vantagens do sistema BubbleDeck
A utilização desta revolucionária tecnologia construtiva, o sistema BubbleDeck, segundo informações obtidas no site do fabricante, permite a utilização de 25% menos de concreto (1 kg de plástico substitui em média 60 kg de concreto), reduz a emissão de CO² (46kg por m² de laje construída) e ainda reduz seu próprio peso em até 35%, o que permite também redução nas fundações.
Além disso, a utilização do sistema BubbleDeck também permite maior liberdade nos projetos através de melhor adaptação em layouts curvos e irregulares, aliada à possibilidade de eliminação de paredes de apoio e ao aumento dos inter-eixos das colunas (até 50% a mais do que estruturas tradicionais).
O painel do sistema BubbleDeck ainda proporciona atenuação do nível de ruído entre pavimentos e possui condutibilidade térmica reduzida.
Em caso de incêndio, as esferas se carbonizam sem emitir gases tóxicos e dependendo da cobertura, a resistência ao fogo pode variar de 60 a 180 minutos, de acordo com a ISO 834. Para maiores detalhes técnicos, consulte logo abaixo.
Especificações Técnicas
Para fazer o download de um folheto técnico com as especificações técnicas da tecnologia construtiva BubbleDeck, fornecida pelo fabricante, clique aqui.
Fotos
Mais informações
Para obter maiores informações sobre a tecnologia construtiva BubbleDeck, acesse: