Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Película para telhado pode substituir ar condicionado e economizar energia

Película para telhado permite redução de temperatura ambiente.Cientistas inventam película para telhado que reduz temperatura do ambiente e promete substituir aparelho de ar condicionado permitindo economia de energia elétrica e redução no valor da conta de luz.

A invenção além de ser acessível para aquisição, de fácil aplicação, pode ainda representar uma enorme economia na conta de luz a longo prazo, além de proporcionar uma temperatura muito agradável aos ocupantes das edificações em que for empregada.

Todos que moram e trabalham em regiões de clima quente, em casas, apartamentos ou qualquer ambiente fechado, sabem o quanto é importante a utilização de um aparelho de ar condicionado. No entanto, aparelhos de ar condicionado requerem um elevado investimento para sua aquisição além de custos relativamente altos para manter seu funcionamento, seja pelo consumo de energia elétrica ou pela manutenção periódica que demandam.

Pensando nisso, os cientistas Ronggui Yang e Xiabo Yin, da Universidade do Colorado nos Estados Unidos, criaram uma película que se aplicada no telhado das edificações, poderia substituir o ar condicionado tradicional, que é principal vilão da conta de energia elétrica e luz nos meses de maior calor, como durante o verão.

Como funciona a película para telhado que reduz a temperatura ambiente?

Segundo eles, a película se trata de uma forma sustentável e barata para reduzir o calor proveniente do Sol que afeta os ambientes aumentando sua temperatura interna. O custo de fabricação do material é de apenas U$ 0,50 por m², cerca de apenas R$ 1,60 / m². Esta película converte o calor em radiação infravermelha, no comprimento exato de onda que a atmosfera terrestre envia para o espaço. Em outras palavras, basicamente pode-se entender que a película quando colocada sobre um telhado, reflete a luz solar e o calor, impedindo o aquecimento do ambiente e reduzindo a temperatura interna, que também é liberada para a atmosfera.

Em publicação da prestigiada revista Science, é informado pelos cientistas responsáveis pela invenção da película que o poder de refrigeração chega aos 93 watts por metro quadrado, sendo que à noite, sua capacidade é ainda maior. Segundo pesquisadores, aproximadamente 20 m² de película são suficientes para manter a temperatura de uma residência comum em 20°C, em um dia em que os termômetros marcam 37°C.

Fonte: Matéria de Leandro Isola para o site Mundo Conectado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 6 =

Conteúdo relacionado
Conteúdo

Conheça também:
Comprar e Vender Imóveis Terraplenagem.Net Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net