Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma




Obras do Sistema Produtor São Lourenço inspecionadas pelo governador

Governador visita obras do Sistema São LourençoO novo Sistema Produtor São Lourenço previsto para ser concluído em outubro de 2017 foi inspecionado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, nesta segunda-feira, 1 de Junho de 2015. Quando concluída a obra, o Sistema Produtor São Lourenço permitirá a captação de 4,7 mil l/s (litros por segundo) de água, um volume suficiente para abastecer cerca de 1,5 milhão de habitantes. A área de atendimento prevista para o novo sistema compreende os municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, sendo que atualmente cerca de 1,1 milhão de habitantes dessa região são abastecidos pelo Cantareira.

Projeto

O projeto do Sistema São Lourenço contempla a construção da Estação de Tratamento de Água no município de Vargem Grande Paulista além de reservatórios para armazenamento de até 125 milhões de litros de água, sendo que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) protocolou pedido junto à ANEEL e ao DAEE para futuramente aumentar a outorga do sistema para 6,4 mil l/s. Se aprovado o acréscimo de 1,7 mil l/s a mais, o novo Sistema Produtor São Lourenço poderá abastecer mais 500 mil moradores de Santana do Parnaíba, Carapicuíba e Osasco aliviando ainda mais o consumo do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento destes moradores atualmente.

Captação

A captação do Sistema Produtor São Lourenço acontecerá na represa Cachoeira do França, no município de Ibiúna. Também serão instalados 83 km de tubulações de grande porte (adutoras com até 2,10 m de diâmetro) e um túnel de 1,1 km pela serra, além de uma passagem por baixo da Rodovia Raposo Tavares.

Já foram assentados até o momento mais de 3 km de adutoras nas cidades de Ibiúna, Barueri e Carapicuíba mas a previsão é de chegar a 26 km até dezembro de 2015. As adutoras terão que transpor obstáculos como um desnível de cerca de 300 metros ao passar pela Serra de Paranapiacaba.

Execução

A construção do Sistema Produtor São Lourenço é concebida através de uma PPP (Parceria Público-Privada) que envolve as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa com investimento previsto de R$ 2,21 bilhões com a contrapartida da operação do sistema por 25 anos.

Governador Geraldo Alkmin visita Sistema São Lourenço Obras do Sistema Produtor São Lourenço

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
Fotos: A2img / Ciete Silvério

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo relacionado
Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net