Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Madeira Laminada Colada

Esquema de viga de madeira laminada colada (MLC)Com início de sua utilização em processos construtivos a partir do século XIX, a madeira laminada colada (também chamada de MLC) tem sido amplamente utilizada na construção civil contemporânea principalmente devido às suas características como leveza, alta capacidade de carga, resistência e flexibilidade de formas, além de permitir um melhor aproveitamento dos recursos naturais se mostrando assim uma opção sustentável e também econômica por apresentar menor custo em relação a madeira maciça e menor desperdício.

Neste artigo falaremos brevemente das características da madeira laminada colada e dos benefícios de sua utilização em obras de construção civil.

Nas primeiras aplicações, as lâminas de madeira eram unidas por pregos e cintas metálicas, e somente após o surgimento de colas de alta resistência é que se tornou possível a fabricação da madeira laminada colada, desenvolvida a partir de duas técnicas: a colagem e a laminação. São peças de madeira, reconstituídas a partir de lâminas dispostas, paralelas entre si, unidas por colagem. Esses elementos estruturais podem ser utilizados como colunas verticais ou horizontais, vigas, assim como curvas, arqueando em formas. As ligações são geralmente feitas com parafusos e placas de aço internas. Para saber um pouco mais sobre a história da madeira laminada colada, consulte este artigo na Wikipedia.

A madeira laminada colada tem se mostrado uma alternativa promissora para um melhor aproveitamento dos recursos florestais brasileiros. Atualmente, com o aumento da preocupação com a preservação do meio ambiente e as mudanças nas práticas de gestão florestal, a madeira maciça esta cada vez mais cara e mais difícil de se obter, tornando assim cada vez mais necessária a redução no consumo de madeira maciça. Como a madeira laminada colada (MLC) faz o uso de menores dimensões da madeira, sendo ao mesmo tempo projetada para ser mais forte e do mesmo tamanho que a madeira maciça, seu emprego na construção civil tem aumentado consideravelmente.

Além disso, a possibilidade de obtenção de formas diferenciadas, com dimensões praticamente ilimitadas, aliada a sua alta resistência a solicitações mecânicas em função de seu peso próprio relativamente baixo, sugere-se que este material seja mais bem explorado por arquitetos, engenheiros e pesquisadores nacionais, sendo aplicada mais frequentemente em estruturas de cobertura, elementos estruturais de edifícios, banzos de escadas e corrimão.

Vantagens da Madeira Laminada Colada

  1. Grandes envergaduras: a madeira laminada colada se caracteriza por alta capacidade de carga e baixo peso próprio, permitindo assim a fabricação de componentes de pequenas dimensões e grandes envergaduras;
  2. Formas livres: a madeira laminada colada proporciona uma grande flexibilidade com curvaturas, arqueadas e dobradas em sua forma;
  3. Número menor de ligações: : em comparação com as estruturas de madeiras feitas com peças maciças, os elementos concebidos em madeira laminada colada exigem um número bem menor de ligações, uma vez que são previstos para grandes dimensões;
  4. Leveza: a leveza das estruturas em madeira laminada colada oferece maior facilidade de montagem, desmontagem e possibilidade de ampliação. Além disso, com o peso “morto” sendo menor se comparado com outros materiais, como o concreto, pode-se economizar também nas fundações;
  5. Resistência mecânica: uma viga de madeira laminada colada e uma de aço, com a mesma massa, observa-se a mesma capacidade de resistência. Da mesma maneira, se for feita a comparação entre uma viga de madeira laminada colada e uma de concreto, com o mesmo volume, observa-se que as duas possuem o mesmo poder de resistência, sendo que neste caso a de madeira laminada colada fica aproximadamente cinco vezes mais leve que a de concreto.

Edificações com Madeira Laminada Colada

Shopping Iguatemi em Fortaleza – CE

Shopping Iguatemi em Fortaleza - CE

No último andar do futuro Shopping Iguatemi de Fortaleza, será construída a maior cobertura de madeira do Brasil, que totaliza 4,5 mil metros quadrados. Para realizar tal façanha, 1,2 mil metros cúbicos de madeira laminada colada (MLC) de abeto foram transportados por contêineres do porto de Gênova, Itália, onde as estruturas foram pré-fabricadas, até a capital cearense.

Shopping Iguatemi em Fortaleza - CE

Biblioteca Paulo Freire em Foz do Iguaçu – PR

Biblioteca Paulo Freire em Foz do Iguaçu - PR

A estrutura de sustentação da cobertura da Biblioteca Paulo Freire se destaque pelo uso de madeira laminada colada em combinação com concreto pré-fabricado. A estrutura se apresenta como uma grelha horizontal com vãos que chegam a 12m de comprimento.

Biblioteca Paulo Freire em Foz do Iguaçu - PR

Bodegas Protos em Peñafiel, Espanha

Bodegas Protos em Peñafiel, Espanha

Esta construção da Bodegas Protos, cooperativa de vinhos do noroeste da Espanha, projeto de Rogers Stirk Harbour + Partners, é um belo exemplo da utilização da madeira laminada colada.

Fontes:

  • https://istoeengenharia.wordpress.com
  • http://madeiralaminadacolada.com/
  • http://techne.pini.com.br/
  • http://www.bustler.net
  • https://pef2603g03.wordpress.com/2011/06/04/aspectos-historicos-madeira-laminada-colada/

Artigo de Fernanda Moreira, Engenheira Civil

Share

Uma resposta para Madeira Laminada Colada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net