EPI para Soldador: O Guia Completo

Compartilhar:

Os equipamentos de segurança no trabalho são fundamentais para garantir a saúde do trabalhador e a boa execução de um projeto. Para o profissional soldador isso não é diferente e o uso do EPI adequado ao desempenho da sua função na soldagem é essencial.

Diante disso, reunimos um guia completo sobre os principais EPIs para soldador, que todos empregadores ou profissionais soldadores precisam conhecer. Neste artigo, descrevemos uma breve história sobre o uso da solda além de informações sobre os principais EPIs para soldagem.

A história da solda ou soldagem

A solda ou soldagem existe desde os tempos antigos, pois muitos estudos afirmam que no Antigo Egito, a soldagem começou por volta do ano 4000 aC, com o cobre como o único metal soldado. Com o tempo, o processo melhorou e outros metais, como a prata, o ouro, o bronze, o ferro e as soldas de aço, gradualmente encontraram sua base na soldagem.

Por volta de 3500 aC, o estanho foi descoberto. Os séculos seguintes foram marcados com trabalhos experimentais em bronze, entre 3.000 e 2.000 aC, quase o mesmo período em que as caixas de ouro com juntas soldadas por pressão foram descobertas nas pirâmides egípcias, como mencionado anteriormente. Além disso, as pessoas começaram a soldar metais em utensílios de cozinha, ferramentas agrícolas, ferramentas de caça, armas e peças de joalheria.

Em 3000 aC, os sumérios foram os primeiros a usar solda manual para fabricar suas espadas. Durante o mesmo período, os antigos egípcios converteram minério de ferro em ferro-esponja usando o calor gerado a partir do carvão.

O mercúrio foi encontrado por volta de 1500 aC, marcando o início dos processos de fundição de ferro. Por volta de 1330 aC, os antigos egípcios usavam solda e um maçarico para realizar solda de metal.

A siderurgia começou cerca de 300 anos depois, em 1000 aC, isso foi na época em que as ruas fervilhavam com fornalhas que eram importantes para dobrar os metais necessários para fabricar espadas, lanças, flechas e arcos.

Na Irlanda, os habitantes locais desenvolveram a arte de martelar juntas dobradas para fabricar caixas de ouro.

Os egípcios começaram a criar ferramentas simples feitas de ferro entre 900 e 850 aC. Durante esse período, a popularidade do ferro diminuiu à medida que as pessoas se familiarizaram cada vez mais com o significado do ouro e do cobre.

Os babilônios também começaram a produzir armas moldadas em ferro durante a mesma época.

Neste ponto, as invenções de soldagem começaram a ganhar ritmo, com cada região tendo seu quinhão de invenções de soldagem bem-sucedidas.

Por quase dois mil anos, não houve muita mudança no setor de soldagem. Por exemplo, até o início de 1800, ainda não havia mudanças significativas no comércio.

Nessa estagnação, o que existia não estava muito longe dos esforços profissionais anteriores de alguns dos mais respeitados ferreiros vikings que viveram para forjar armas, ferramentas, ferraduras e muito mais.

O que são EPIs de Segurança?

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) destina-se a proteger o profissional contra um ou mais riscos durante a execução do seu trabalho, no caso da soldagem, os EPIs específicos para soldadores são responsáveis por proteger o profissional soldador durante a execução de uma solda.

Principais EPIs para Soldadores

De acordo com o artigo 166 da CLT, os EPIs devem ser adequados aos riscos, adaptados ao trabalhador e compatível com o trabalho a realizar. Sua escolha é, portanto, orientada pela análise do posto de trabalho.

O empregador leva em consideração a importância do risco, a frequência de exposição, as características do posto de trabalho e o desempenho do EPI.

A seguir vamos citar e descrever alguns dos principais EPIs para soldadores.

Touca Árabe

Utilizada há séculos, especialmente no países árabes, a touca árabe protege a cabeça e o pescoço do soldador contra objetos indesejáveis, calor, abrasão, respingos de solda e o contato direto de possíveis chamas com a pele e orelhas.

Touca árabe para soldador

A Máscara de Solda

Especialmente projetada para operações de soldagem, a máscara de solda e o capacete para soldagem protegem automaticamente e instantaneamente os olhos e o rosto do soldador. Com tonalidade variável, oferece proteção eficaz em qualquer situação.

Com base em novas tecnologias de segurança, a máscara de solda oferece visão natural e, portanto, maior conforto durante as operações de soldagem.

Máscara de solda para soldador

A máscara de solda protege os olhos dos raios nocivos, melhora a percepção e a reprodução das cores. Como resultado, a fadiga ocular é reduzida, o soldador é mais preciso em suas ações e a segurança é aumentada.

A escolha de uma máscara de solda depende diretamente dos processos de soldagem utilizados (MMA, MIG, MAG, TIG, etc.) bem como da intensidade do trabalho a ser realizado.

Capacete de solda para soldador

Protetor auricular

Os protetores auditivos, protetores de ouvido ou protetores auriculares são EPIs para soldadores essenciais no dia a dia, pois foram projetados especificamente para proteger os ouvidos contra ruídos ensurdecedores e a intrusão de corpos estranhos.

Protetor auricular, protetor de ouvido ou protetor auditivo

Eles consistem em um aro de plástico ou metal que se encaixa no topo da cabeça e uma concha em cada extremidade para cobrir as orelhas. Esta redução de som é geralmente entre 26 e 33 decibéis.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção ou óculos de segurança fornecem ao soldador proteção adicional contra partículas, especialmente durante as operações de esmerilhamento e contra a luz de chamas durante as operações de soldagem e corte.

Óculos maçariqueiro ou óculos de proteção para soldador

Respirador

Usar um bom respirador para a proteção respiratória (pelo menos de filtro PFF2) é importante para o soldador em todas as situações de trabalho, principalmente em soldagem tipo MIG, MAG e MMA.

Respirador ou máscara de proteção respiratória

Os respiradores garantem proteção contra aerossóis sólidos e aerossóis líquidos, fumos metálicos, ozônio, vazamento total na máscara, eficácia do filtro de mídia, resistência à respiração, entupimento do meio filtrante, inflamabilidade e resistência respiratória da máscara.

Avental de solda

O avental de solda ou avental de soldador é um dos EPIs para soldadores mais importantes. O avental de solda é confeccionado com material resistente a altas temperaturas e ele protege a roupa e o corpo do soldador contra contra raios UV, respingos de metal, faíscas e até eventuais e possíveis chamas.

Avental de soldador, luvas de proteção e perneiras para soldadores

Luvas de Segurança

As luvas de segurança ou luvas para soldador garantem proteção contra pequenos respingos de metal fundido, exposição por breve contato com chamas, calor de convecção do arco elétrico, contato e raios UV causados ​​pelo arco de soldagem.

Por ser flexível, as luvas de segurança preservam a sensação de contato com a peça e a ferramenta.

As Perneiras

As perneiras garantem a máxima proteção contra incêndios repentinos, permitem evitar qualquer contato com a pele de projeções de metal fundido que possam ocorrer durante as operações de soldagem e corte e protegem efetivamente o trabalhador contra o calor radiante, a propagação de chamas e a radiação UV.

Conclusão

Para estar de acordo com as leis trabalhistas, o empregador tem sempre a obrigação de assegurar o fornecimento de EPIs para soldadores que estejam adequados aos riscos do trabalho realizado.

Por sua vez, o trabalhador deve continuar cuidando bem do estado de seus EPIs e consultar as instruções de uso e os índices de manutenção fornecidos com cada equipamento. Ter equipamentos de soldagem em boas condições também ajuda a limitar o risco de acidentes.


Este artigo é um oferecimento de A+Fort Comércio de EPIs

A+Fort EPI Comércio de EPIs
Compartilhar:

A+Fort EPI Comércio de EPIs

Localizada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, a A+Fort EPI é referência no comércio e distribuição de EPIs há mais de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.