Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma




O Design como forma de Comunicação

Croquis de Oscar Niemeyer

Croquis de Oscar Niemeyer, exemplo de design como forma de comunicação.

Podemos dizer que o design hoje, está em todos os lugares, pois, para cada coisa que existe no mundo, foi necessário uma pessoa para cria-la.

O design é uma forma não verbal de expressar a linguagem. Ou seja, nos expressamos através das nossas criações, colocamos nossas emoções e sentimentos nas coisas que fazemos.

No caso da arquitetura, o criador, designer de projeto, desenvolve no papel o que ele está sentindo. E quando vemos a obra final, observamos que aquele edifício, tem um sentimento, uma linguagem, que alguma coisa ali, quer nos dizer algo.

A partir desta interpretação do design, podemos entender que ele pode ser utilizado como uma forma de comunicação entre o designer e o usuário do produto final.

O design é uma matéria interdisciplinar, que além da própria criação, envolve a semiótica e a comunicação. É política e ideologicamente informado.

Ele não existe desde sempre, o design foi inventado, bem como o projeto. Como chamamos design de projeto, ambos, foram inventados em algum momento, e nunca um é igual ao outro. Cada designer tem uma ideia e desenvolve o projeto de forma individual e única.

O design é uma forma simbólica, e nesse caso (símbolos), podemos considera-lo uma forma de linguagem. A linguagem que inclui não só gestos, mas também ritos, cerimônias, monumentos e outros produtos industriais e artísticos, é um meio com que a cultura existe e com a qual é transmitida.

Podemos dizer que como os signos foram inventados, podem ser considerados uma forma do design, ou seja, o design é uma forma de linguagem.

A tarefa do designer é traduzir o produto em signo, de maneira que torne possível ser entendido por todas as pessoas que queiram utilizar o produto.

A semiótica que usamos no projeto ajuda a resolver as questões de entendimento do mesmo. A semiótica é disciplina do domínio da comunicação.

Logo, o design é uma forma de comunicação, não verbal, onde a semiótica está diretamente ligada, pois o projeto necessita de um entendimento, de uma resolução para que sua função seja claramente entendida pelo usuário, seja esse projeto na área da arquitetura, mobília ou outras.


Artigo de Mariana Burger Demola, Arquiteta e Urbanista.

Mariana Demola - Arquiteta e Urbanista

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net