Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Descarte correto do resto de tinta

Latas de tinta e pincelAo término de uma obra de construção ou de reforma inúmeros materiais acabam sobrando, a tinta é um destes materiais. E aí, o que fazer com o resto de tinta que sobrou? Como descartar corretamente este tipo de material? Pois é, se você já construiu ou reformou uma casa com certeza já deve ter passado por isso, pela situação incômoda de não saber como se desfazer ou como realizar o correto descarte da tinta que não é mais necessária.

Neste artigo, abordaremos este assunto informando sobre como realizar a correta destinação dos restos de tinta que sobraram após o término da obra.

Descarte de tintas

Por ser um material altamente prejudicial ao meio ambiente, é necessário ter alguns cuidados ao descartar tintas, pois não basta simplesmente jogá-las no lixo comum ou apenas despejá-las no ambiente ou em uma caçamba de entulho comum, pois esse tipo de resíduo, uma vez em em contato com o solo ou com a água, os contaminará e isso poderá ser irreversível no meio ambiente, causando assim um sério risco para a saúde da população (pessoas ou animais) que venha a ter contato com este solo ou esta água.

Além da degradação do meio ambiente, a destinação incorreta desse tipo de material pode acarretar em sérias penalizações para o responsável, então, não se deve de forma alguma descartar tintas em rios, mares, locais de água corrente, no solo, em lixo comum ou até mesmo jogar em algum aterro abandonado.

Como descartar corretamente as tintas

O descarte correto de tintas é muito simples e evita sérios danos ao meio ambiente. Antes de iniciar o procedimento, veja se realmente será necessário descartar o resto de tinta ou se você poderá reutilizar ou até mesmo doar para alguém que necessite. Se realmente não conseguir prosseguir com esta opção, havendo quantidades pequenas, siga os seguintes passos:

  1. Utilize o resto da tinta em jornais ou restos de madeira;
  2. Raspe a lata de tinta para retirar os resíduos que ficaram em sua lateral e no fundo, mas NÃO utilize água corrente, pois mesmo em pequena quantidade a tinta é um grande poluente;
  3. É importante que estas latas não sejam reutilizadas por outras pessoas, então nesse caso, realize um furo no fundo da lata, para que não seja possível armazenar nenhum tipo de material nesse recipiente e que não cause danos no futuro;
  4. Contrate uma caçamba de entulho para remoção dos materiais pintados e latas, após completa secagem da tinta.

É importante que a empresa de locação de caçambas de entulho contratada seja devidamente cadastrada e licenciada em sua cidade para realizar a remoção do entulho. Normalmente estas empresas licenciadas realizam uma triagem do material descartado e o destinam para locais corretos, como ATT (Área de Transbordo e Triagem) da prefeitura da cidade, poluindo o mínimo possível o meio ambiente, conforme as leis ambientais vigentes.

Embalagens cheias ou com bastante tinta

Agora se a quantidade de material que sobrou da pintura da construção ou reforma for grande, o ideal é entrar em contato com o comerciante (loja onde comprou a tinta) ou com o fabricante para maiores instruções sobre como e onde descartar a tinta, de acordo com a sua região e a legislação ambiental vigente.

Na cidade de São Paulo, foi sancionada em 2010 uma lei com o objetivo de solucionar essa questão do descarte de solventes, tintas e vernizes. A lei 15.121/2010 obriga os comerciantes e produtores de solventes, tintas e vernizes a serem responsáveis pela coleta dos lixos domiciliares e industriais para posterior reciclagem e reutilização das sobras dos produtos vencidos ou devolvidos pelos consumidores.

A fiscalização fica por conta da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo e entre as punições previstas em caso de descumprimento está prevista inclusive a cassação da licença ou alvará de funcionamento do estabelecimento comercial ou industrial.

Desta forma, você estará ajudando muito o meio ambiente e reduzindo o risco de contaminação do solo e da água.

Maiores informações podem ser obtidas no site da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. Acesse: http://www.abrafati.com.br


Artigo por AlugarCaçambas.Com
Alugar Caçambas .Com

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net