Camadas do Revestimento da Parede e suas Funções

Compartilhar:

Neste artigo explicaremos de forma bem simples e prática a função, a importância e as características de cada camada de revestimento das paredes na construção civil, como o chapisco, o emboço e o reboco.

Chapisco

Depois de construída a parede, é preciso prosseguir com a preparação realizando o revestimento da alvenaria, ou seja, cobrir os tijolos, blocos ou concreto de vigas e colunas com o objetivo de tornar a superfície adequada para receber qualquer tipo de acabamento.

A primeira camada de argamassa a ser aplicada é o chapisco, uma argamassa mais grossa, geralmente preparada com cimento, areia, água e aditivos. Sua função é a de tornar a superfície áspera o suficiente para promover maior aderência à próxima camada, o emboço.

O chapisco é a camada em contato direto com a alvenaria, colunas e vigas de concreto e por isso é muito importante certificar-se de que a argamassa do chapisco proporcionará a aspereza e a porosidade necessárias para uma perfeita ancoragem das camadas seguintes de revestimento e acabamento.

Lembrando que é fundamental esperar o tempo certo de secagem entre a aplicação de cada camada para a continuidade do processo e aplicação das camadas seguintes, para isso, é importante seguir as normas técnicas.

Emboço

O emboço é a camada intermediária do acabamento que fica entre o chapisco e o reboco. A composição da argamassa do emboço é constituída de cimento, areia grossa, água e aditivos. Sua função básica é a de proporcionar o nivelamento do chapisco, tornando assim a superfície mais preenchida para receber sobre ela o reboco.

Não só para nivelar o chapisco tornando a superfície mais plana e uniforme serve o emboço, mas também tem a função de vedação, regularização e proteção da base contra a umidade (água) e outros agentes nocivos. Assim como nas outras camadas, a espessura do emboço deve seguir as recomendações técnicas e geralmente é grossa, apresentando a aspereza necessária para proporcionar a aderência ideal ao reboco que virá sobrepondo-o na sequência.

Reboco

O reboco pode geralmente ser considerada a camada final do acabamento com argamassa, tornando assim a parede lisa e uniforme para receber os revestimentos finais, como massa corrida, gesso, cerâmicas ou simplesmente a pintura com tinta própria, de acordo com o ambiente (cômodo, interno ou externo).

Levando em consideração que o reboco é a última etapa do revestimento da alvenaria, é fundamental que este trabalho seja executado por um profissional experiente e especializado, uma vez que tal tarefa exige técnica e habilidade específicas para um bom resultado final.

Geralmente a argamassa do reboco é composta de cimento, areia fina, água e aditivos, sendo característico desta última camada ser uma massa mais fina e mais leve, por se tratar do acabamento final da parede. Sua função básica é de dar um melhor visual à superfície da parede, tornando-a lisa e pouco porosa.

Compartilhar:

Leandro dos Santos

Fundador e administrador do Guia da Obra, é um ex-empresário da construção civil que atuou na área por mais de 20 anos. Atualmente presta consultoria aos empresários e profissionais do setor de construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.