5 Soluções Sustentáveis em alta na Construção Civil
Para alcançar os objetivos globais do desenvolvimento sustentável, a construção civil tem um papel fundamental. A atividade gera consideráveis impactos ambientais e, por isso, é cada vez mais importante buscar soluções sustentáveis capazes de reduzir estes impactos e trazer benefícios ao planeta.
No Brasil, o crescente número de obras que obtém certificações sustentáveis tem sido uma surpresa positiva, que já coloca o país entre os cinco com mais certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental).
Confira 5 tendências que vem ganhando destaque no setor.
1. Materiais sustentáveis
Existem no mercado diversas opções alternativas que respeitam o meio ambiente e ainda valorizam a estética do projeto. Alguns bons exemplos de materiais sustentáveis são:
- Bambu: graças a seu crescimento acelerado, o bambu é uma espécie vegetal que não precisa de muito tempo para se renovar, o que garante colheitas anuais e não prejudica a natureza. Com uma durabilidade que se assemelha às melhores madeiras do mercado, o bambu é um excelente revestimento para a construção.
- Tinta mineral natural: à base de terra crua e emulsão aquosa, não agride a saúde humana por não conter corantes nem compostos tóxicos. Lavável, durável e com ótimas propriedades térmicas, a tinta mineral está disponível em tonalidades que variam entre branco, marrom, cinza e preto.
- Madeira plástica: fabricada com plásticos recicláveis e resíduos vegetais que seriam descartados, este material é normalmente utilizado em ambientes externos, em razão de sua resistência à corrosão e facilidade de manutenção, já que não absorve umidade.
2. Eficiência energética
Acaba de ser inaugurado o primeiro edifício comercial do Brasil a produzir toda a energia necessária para seu consumo, o RB12. Reformado pelo escritório Triptyque, o RB12 está localizado no Rio de Janeiro – RJ à Av. Rio Branco, 12. O edifício foi revitalizado para atingir um padrão sustentável, reduzindo o consumo de energia por meio de painéis fotovoltaicos e uma série de outras ações que prometem aproveitar melhor a luz natural e gerir o consumo de água e o conforto térmico. Ele poderá inclusive vender a eletricidade excedente. Seu sistema é composto por placas fotovoltaicas em toda a fachada lateral, usadas para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.
3. Gestão da água
Com um sistema de captação e armazenamento, a água da chuva pode ser reutilizada em descargas sanitárias, irrigação de jardins, limpeza de veículos e outras medidas que ajudam a economizar água tratada. O princípio é simples, barato e pode ser implementado em qualquer tipo de construção: antes de entrar em contato com o solo, a água é captada por calhas e direcionada a um filtro autolimpante, que retira seus resíduos e a leva para a cisterna.
4. Paisagismo suspenso
Você deve conhecer os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Seu princípio, porém, não tem nada de arcaico, muito pelo contrário. A técnica é uma alternativa bastante atual e que traz grandes benefícios. As coberturas vegetais, ou telhados verdes, além de bonitos, contribuem para o controle térmico dos espaços internos, impedindo a chegada de calor à superfície do telhado.
5. Adequação climática
Um projeto ecologicamente responsável busca se adequar ao clima do local para otimizar as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais, o que minimiza o consumo de energia.
Artigo por Locadora Equiloc
A preocupação com o meio ambiente é algo inerente à sociedade moderna. Temos sempre que nos preocupar com a preservação dos recursos naturais e do ecossistema a qual estamos inseridos. Os temas abordados, como a escolha do material adequado, que cause o menor impacto possível ao meio ambiente; sua eficiência energética; entre outros, devem ser sempre questões levantadas em qualquer atividade.
Parabéns pela bela contribuição, amigos da Equiloc Máquinas e Equipamentos!