Qual o real uso nos dias atuais? Como para demolição aparentemente (na minha opinião) não representa segurança alguma, este ainda é utilizado?


Quem souber algo sobre este equipamento, fique à vontade para compartilhar conosco sua experiência.
Creio que leve este nome por usar para demolir a mesma técnica da antiga máquina de guerra chamada de Aríete. Leia mais sobre os Aríetes na Wikipédia.Este sistema é o mais antigo em termos de utilização de maquinaria pesada e é composto por uma bola de aço que actua pendurada por uma corrente, com movimentos pendulares ou em queda livre e cujo peso varia entre os 500 e os 5.000 Kg. Não pode ser utilizado em demolições parciais, por causa da imprecisão do seu controlo, sendo assim aplicado apenas no desmantelamento total das construções.
A capacidade e o tamanho da máquina são proporcionais ao peso da massa suspensa, podendo a sua altura atingir, por vezes, os 30 metros.
O aríete, como é também chamado, pode ser movimentado segundo três direcções distintas:
• Sentido vertical, em queda, de cima para baixo;
• Sentido horizontal, segundo a direcção do braço da máquina;
• Sentido rotacional, em torno do seu ponto de suspensão.
A máquina só pode funcionar a partir da zona exterior aos edifícios e necessita de um raio de acção de cerca de 6 metros livres.
Desvantagens do método:
. Alta produção de ruído;
. Alta produção de poeiras;
. Alta e continuada produção de vibrações incómodas e perturbadoras ao meio ambiente circundante, durante todo o espaço de tempo em que se verificam os trabalhos, tempo esse demasiado longo, em face do baixo rendimento do método;
. Processo de desmonte não controlado;
. Produção de fragmentação dos materiais de tamanhos médios a grandes, necessitando, por isso, de trabalhos complementares posteriores;
. Somente utilizável em trabalhos de grande extensão, pois toma-se oneroso o transporte da maquinaria pesada.