Abaixo classificamos cada tipo:
Assoalho
- O que é: Réguas de madeira maciça com comprimento, espessura e larguras variáveis.
- Instalação: Diretamente sobre contrapiso por barroteamento (pequenas peças de madeira embutidas no contrapiso onde as peças são fixadas). Lateralmente, as peças são encaixadas.
- Características: Durabilidade e acabamento. A colocação pode ser feita também em diagonal. É necessário, no entanto, observar se a espessura das réguas não vai colocar piso e portas em desnível.
Carpetes de madeira
- O que é: Lâminas de madeira com base de compensado com cerca de 7mm de espessura e dimensões variáveis.
- Instalação: Tipo flutuante (as lâminas são assentadas sobre manta plástica e fixadas lateralmente por colagem).
- Características: Podem ser instalados sobre pisos já existentes. Podem riscar com facilidade, não sendo indicados para áreas de circulação intensa.
Laminados
- O que é: Réguas de material composto, com cerca de 8mm de espessura, prensados e resinados, reproduzindo, na superfície, padrões de madeira.
- Instalação: Réguas fixadas entre si por colagem e apoiadas no piso.
- Características: Possui encaixe lateral entre as peças e pode também ser instalado sobre pisos já existentes. A aparência, por vezes, é artificial.
Tacos e parquetes
- O que são:
Tacos - pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis.
Parquetes - placas compostas por pequenos tacos rejuntados, formando mosaicos. - Instalação: Colagem sobre o contrapiso.
- Características: Atualmente, colas especiais tornaram a fixação mais resistente, diminuindo o risco das peças descolarem.
Fonte: Revista da Folha - 2/ago/98.