Laje vão livre
-
- Iniciante
- Atividade ou Profissão: autonomo
Laje vão livre
Oi, estou construindo uma garagem de laje, a mesma possui 6m de largura por 6m de comprimento, gostaria de saber se é necessário o uso de vigas aéreas ou somente uma boa tela resolve? fiz uma breve pesquisa e descobri que engenheiros estão usando cada vez menos as vigas aéreas optando pelas telas e dizem ser mais que suficientes para evitar as famosas "barriga" e "trincas".. grato.
- Leandro
- Fundador do GdO
- Atividade ou Profissão: Empresário
- Contato:
Re: Laje vão livre
Não sou engenheiro civil, portanto, minha opinião não tem embasamento técnico. No entanto, sempre vejo nas obras utilização de vigas com altura de 10% em relação ao vão, no seu caso, o correto seria uma viga de 60cm de altura.cahe escreveu:Oi, estou construindo uma garagem de laje, a mesma possui 6m de largura por 6m de comprimento, gostaria de saber se é necessário o uso de vigas aéreas ou somente uma boa tela resolve? fiz uma breve pesquisa e descobri que engenheiros estão usando cada vez menos as vigas aéreas optando pelas telas e dizem ser mais que suficientes para evitar as famosas "barriga" e "trincas".. grato.
Vamos aguardar a opinião de engenheiros ou construtores mais experientes...
-
- Iniciante
É também acho que seria o mais correto apesar de não ficar legal estéticamente, ia ficar menos de 3m antes e depois da viga.. a melhor opção seria uma viga interna acima da laje, mas se puder evitar a viga seria bem melhor, vamos ver se alguém da uma luz ai!!
- Leandro
- Fundador do GdO
- Contato:
Pois é, a viga pode ficar uma parte dentro da própria lage e o restante para cima, não? Desde que não se tenha portas na direção da viga.cahe escreveu:É também acho que seria o mais correto apesar de não ficar legal estéticamente, ia ficar menos de 3m antes e depois da viga.. a melhor opção seria uma viga interna acima da laje, mas se puder evitar a viga seria bem melhor, vamos ver se alguém da uma luz ai!!
Agora se deixar ela só para baixo, você pode usar uma forração de gesso para esconder a viga... mas se o pé direito está baixo, realmente é melhor estudar outra forma, afinal, vai que um dia você compra uma Van ou Pickup que seja bem alta, pode atrapalhar a utilização da garagem.
-
- Iniciante
Bom, consultei um engenheiro e me aconselhou fazer o seguinte: diminuir um pouco o tamanho da laje, deixar com 5,50x5,50 e utilizar telas soldada Nervurada ou malha pop que irá garantir total segurança sem uso de viga aérea..
- Leandro
- Fundador do GdO
- Contato:
Poxa, bacana... depois compartilha conosco como decorreu a obra e o resultado final... se puder postar fotos, vamos adorar ver.
Abraço e boa sorte!
Abraço e boa sorte!
-
- Iniciante
- Atividade ou Profissão: ESTUDANTE
Caro amigo,
Você tambem pode optar pela a laje cogumelo...ela é somente apoiada nos pilares...é um tipo de laje maciça...foi criada para suportar grandes vãos...voce terá que ver em sua região se contem este tipo de material...e se fica viavel economicamente para sua obra.
Você tambem pode optar pela a laje cogumelo...ela é somente apoiada nos pilares...é um tipo de laje maciça...foi criada para suportar grandes vãos...voce terá que ver em sua região se contem este tipo de material...e se fica viavel economicamente para sua obra.
-