Laje vão livre
-
- Iniciante
- Atividade ou Profissão: autonomo
Laje vão livre
Oi, estou construindo uma garagem de laje, a mesma possui 6m de largura por 6m de comprimento, gostaria de saber se é necessário o uso de vigas aéreas ou somente uma boa tela resolve? fiz uma breve pesquisa e descobri que engenheiros estão usando cada vez menos as vigas aéreas optando pelas telas e dizem ser mais que suficientes para evitar as famosas "barriga" e "trincas".. grato.
- Leandro
- Fundador do GdO
- Atividade ou Profissão: Empresário
- Contato:
Re: Laje vão livre
Não sou engenheiro civil, portanto, minha opinião não tem embasamento técnico. No entanto, sempre vejo nas obras utilização de vigas com altura de 10% em relação ao vão, no seu caso, o correto seria uma viga de 60cm de altura.cahe escreveu:Oi, estou construindo uma garagem de laje, a mesma possui 6m de largura por 6m de comprimento, gostaria de saber se é necessário o uso de vigas aéreas ou somente uma boa tela resolve? fiz uma breve pesquisa e descobri que engenheiros estão usando cada vez menos as vigas aéreas optando pelas telas e dizem ser mais que suficientes para evitar as famosas "barriga" e "trincas".. grato.
Vamos aguardar a opinião de engenheiros ou construtores mais experientes...
-
- Iniciante
É também acho que seria o mais correto apesar de não ficar legal estéticamente, ia ficar menos de 3m antes e depois da viga.. a melhor opção seria uma viga interna acima da laje, mas se puder evitar a viga seria bem melhor, vamos ver se alguém da uma luz ai!!
- Leandro
- Fundador do GdO
- Contato:
Pois é, a viga pode ficar uma parte dentro da própria lage e o restante para cima, não? Desde que não se tenha portas na direção da viga.cahe escreveu:É também acho que seria o mais correto apesar de não ficar legal estéticamente, ia ficar menos de 3m antes e depois da viga.. a melhor opção seria uma viga interna acima da laje, mas se puder evitar a viga seria bem melhor, vamos ver se alguém da uma luz ai!!