Pesando 1.800 toneladas e medindo 75 metros de comprimento, chegou desmontado em São Paulo e foi necessário um comboio de 24 carretas para o transporte dos maiores componentes, além de 82 contêineres. Para produzir os 4.500 anéis necessários ao túnel da linha 4, foi montada uma fábrica no pátio de obras da Vila Hamburguesa.
O Tatuzão utiliza uma potência de 5.400kVA, algo equivalente à energia usada em uma cidade de 40.000 habitantes. Para se ter uma idéia da produção de escavação, a camada dianteira do equipamento já engoliu 1,2 milhão de metros cúbicos de areia e argila até agora na construção do túnel do metrô.
O início dos trabalhos de deu em março de 2007 na estação Faria Lima e prevê-se o término em julho de 2009, quando terá escavado cerca de 7,5 quilômetros de túneis.
O processo de escavação do túnel, que mede 10 metros de diâmetro, acontece a uma profundidade média de 30 metros. Ao mesmo tempo que perfura o solo, a uma velocidade média de 20 metros por dia, ele instala o revestimento estrutural definitivo com anéis pré-fabricados de concreto e fibras de aço (método mais indicado para o solo encontrado na região).
A Linha 4 (Amarela) ligará o bairro da Luz ao bairro da Vila Sônia passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Ao longo da extensão de 12,8 quilômetros estarão presentes 11 estações (Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Mackenzie-Higienópolis, República e Luz), e todo trajeto será subterrâneo. Espera-se a solução dos problemas de trânsito e deslocamento da população da cidade pois prevê-se o transporte diário de 970 mil passageiros, fazendo integração de todas as linhas do Metrô, terminais de ônibus e linhas férreas da CPTM.
A interligação das linhas de Metrô será feita da seguinte forma:
- Com a Linha 1 (Azul): Na Estação da Luz;
- Com a Linha 2 (Verde): Na Estação Paulista;
- Com a Linha 3 (Vermelha): Na Estação República.
Fonte: Revista Eae Máquinas n.° 42 - 2009