Documentação para Aquisição de Terreno

Compra, venda e aluguel de imóveis em geral. Aqui, corretores poderão divulgar seus imóveis à venda e compradores poderão encontrar ótimas oportunidades de negócio. Também poderão postar dicas sobre uma transação segura na compra ou venda de imóveis.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Documentação para Aquisição de Terreno

Mensagem por Leandro »

Ao pretender adquirir um terreno, deve-se exigir a certidão de propriedade do imóvel, atualizada, para saber se a situação está regular. Nesse documento, requerido no Cartório de Registro de Imóvel, levanta-se o histórico do terreno ao longo dos anos (se foi vendido, arrendado ou hipotecado). Já do proprietário e de seu cônjuge, se for o caso, é importante solicitar certidões de ações dos distribuidores cíveis, protesto, execuções fiscais e de ações federais. Tudo isso pode ser obtido no fórum ou, dependendo da região, no cartório local. Esses documentos indicam se há ações contra o proprietário que possam comprometer o bem a ser vendido ou que envolvam o imóvel.

Se o vendedor for pessoa jurídica, deve-se ainda requerer a Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS. O carnê do IPTU, no qual constam as metragens do terreno e seu valor venal, entre outros dados, também precisa ser exigido. Para se certificar de que não há nenhum débito pendente, o comprador pode também pedir à prefeitura a Certidão Negativa de Débitos Municipais, que mostra se existe outras taxas devidas ao município, referentes ao terreno.

Por fim, se o proprietário constar como solteiro na certidão de propriedade, deve-se verificar se casou. Nesse caso, além das certidões em nome de seu cônjuge , há necessidade de se fazer averbação do casamento perante o Cartório de Registro de Imóveis, exibindo-se a respectiva certidão. Mesmo que o proprietário declare continuar solteiro, vale a pena averiguar se ele mantém uma situação de concubinato. Nesse caso, o(a) companheiro(a) também precisa concordar com a venda.

Fonte: Dra. Fernanda Amaral, da Márcio Bueno Consultoria e Advocacia S/C, na Revista Arquitetura & Construção - fev/97.

estanciaimoveis
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: 23 de Julho de 2009 às 10:03
Localização: Itatiba
Atividade ou Profissão: Imobiliária
Contato:

Re: Documentação para Aquisição de Terreno

Mensagem por estanciaimoveis »

Ola!
uma dica sobre documentação de imóveis:
http://www.estanciaimoveis.com.br/-i-28.html

Abraços!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem