Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Iluminação, fiação, condução elétrica, telefonia e eletricidade na construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

Olá amigos, tudo bom?

Me tirem uma dúvida: Qual a tensão que a companhia de energia elétrica deve entregar nas residências?

Imagino que a tensão entregue como 110V deve ser na verdade 127V, correto?

Na minha residência, medi através do multímetro e o 110V está medindo 112V e a noite muitas vezes chega a 106V. Aparelhos como forno de micro-ondas a noite simplesmente não funcionam corretamente, creio eu, pela baixa tensão.

O que me dizem?
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

GBolognese
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 09 de Março de 2011 às 16:34
Localização: Ribeirão Pires - S. Paulo
Atividade ou Profissão: Elétrica

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por GBolognese »

Depende da sua concessionária (ELETROPAULO, CEMIG, etc...).
Tem que entrar em contato com ela. Tanto pode ser o 110V como 127V.
Abs.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

GBolognese escreveu:Depende da sua concessionária (ELETROPAULO, CEMIG, etc...).
Tem que entrar em contato com ela. Tanto pode ser o 110V como 127V.
Abs.
Obrigado pela resposta amigo.

O que acontece é que realmente parece estar abaixo do normal. A noite, as tomadas 110V estão na verdade fornecendo entre 105~106V, o que eu julgo baixo.

Entrei em contato com a fornecedora (AES Eletropaulo) e eles instalaram um aparelho no poste por 4 ou 5 dias.

Após removerem, me enviaram uma "multa" por reclamação indevida. Paguei e deixei pra lá, não quis criar caso, afinal, se recorresse à ANEEL, esta iria ficar do lado da concessionária, a menos que eu contratasse um engenheiro eletricista, o que eu não faria devido ao custo.

O engraçado é que quando o rapaz veio instalar o aparelho no poste, ainda comentou comigo que realmente estava abaixo do normal, embora ainda fosse 13:40, logo, deduzo que à noite cairia mais ainda devido ao aumento de consumo de energia elétrica no bairro.

É complicado viu...
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

GBolognese
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 09 de Março de 2011 às 16:34
Localização: Ribeirão Pires - S. Paulo
Atividade ou Profissão: Elétrica

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por GBolognese »

Bota complicado nisso...rs.

Você notou se faz tempo que isso acontece?
O que pode acontecer (também), é o nº de usuários desta rede ter aumentado neste meio tempo, e a concessionária não ter refeito os cálculos de cargas prevista do trafo (transformador) não estar mais dando no couro...rs. Isso acontece.
Outro motivo (talvez não seja o seu caso), seja a distância da rede de fornecimento e mesmo as bitolas ( a popular "grossura"..rs) dos fios, serem menor que o recomendado e ocasionar uma maior resistência a passagem da corrente elétrica, causando assim, uma diminuição da tensão (voltagem) elétrica.
Abs.
Gian.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

GBolognese escreveu:Bota complicado nisso...rs.

Você notou se faz tempo que isso acontece?
O que pode acontecer (também), é o nº de usuários desta rede ter aumentado neste meio tempo, e a concessionária não ter refeito os cálculos de cargas prevista do trafo (transformador) não estar mais dando no couro...rs. Isso acontece.
Outro motivo (talvez não seja o seu caso), seja a distância da rede de fornecimento e mesmo as bitolas ( a popular "grossura"..rs) dos fios, serem menor que o recomendado e ocasionar uma maior resistência a passagem da corrente elétrica, causando assim, uma diminuição da tensão (voltagem) elétrica.
Abs.
Gian.
Eu tenho certeza que é por causa do número de moradores da região ter aumentado muito.

Há cerca de 3 ou 4 meses foram inaugurados 2 empreendimentos no bairro, coisa de 2 quarteirões da minha residência. Um dos empreendimentos é formado por 4 torres de 5 andares.

Indo um pouco mais longe, cerca de 1~2km, uma cooperativa tem inaugurado 1 torre nova de uns 20 andares a cada ano, em média.

O engraçado é que o problema com a energia, ou melhor, com os aparelhos elétricos, tem ocorrido de uns 3 meses para cá, ou seja, coincidindo com a inauguração do condomínio que está há 2 quarteirões da minha residência.

O complicado é eu usar um multímetro para medir a tensão, constatar que está baixa (105~106V é baixa para rede 110V, não?) e a AES Eletropaulo simplesmente me multar por "reclamação indevida". A Multa foi baixa, cerca de R$ 19,00, mas é um insulto e deixa a gente (povo) com cara de palhaço.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

GBolognese
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 09 de Março de 2011 às 16:34
Localização: Ribeirão Pires - S. Paulo
Atividade ou Profissão: Elétrica

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por GBolognese »

Sacanear o povo, é o que esta turma (estatais e cias monopólicas) sabe fazer de melhor.
Infelizmente, é aquela estória, "Até provar que o focinho de porco não é tomada"........
Acabam nos vencendo pelo cansaço!

Uma saida, amigo, seria utilizar ESTABILIZADORES ou FONTES CHAVEADAS, em determinados equipamentos, caso a rede "flutue" muito. É um gasto extra, mas vai te economizar na vida útil destes equipamentos.

Abs.
Gian.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

GBolognese escreveu:Sacanear o povo, é o que esta turma (estatais e cias monopólicas) sabe fazer de melhor.
Infelizmente, é aquela estória, "Até provar que o focinho de porco não é tomada"........
Acabam nos vencendo pelo cansaço!

Uma saida, amigo, seria utilizar ESTABILIZADORES ou FONTES CHAVEADAS, em determinados equipamentos, caso a rede "flutue" muito. É um gasto extra, mas vai te economizar na vida útil destes equipamentos.

Abs.
Gian.
Sobre os estabilizadores, até os utilizo em equipamentos como computadores.

No entanto, um amigo meu sempre posta em fóruns os malefícios que os mesmos podem trazer, principalmente aos computadores e equipamentos dotados de fonte interna.

Veja o artigo dele:
http://www.hardware.com.br/comunidade/r ... ost4367972

E tem outro:
http://www.hardware.com.br/comunidade/a ... vo/751338/

Então, tenho receio...
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

GBolognese
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 09 de Março de 2011 às 16:34
Localização: Ribeirão Pires - S. Paulo
Atividade ou Profissão: Elétrica

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por GBolognese »

É, nem tudo são flores....realmente é complicado...rs.
Eu tô imprimindo o material e depois lê-los com calma.
Abs.

edson rodrigo longo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 13 de Março de 2011 às 21:29
Atividade ou Profissão: tecnico eletrotecnico

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por edson rodrigo longo »

ola amigo ,sobre a pergunta é o seguinte o valor utilizado nos meios tecnicos é de 127volts , porem na pratica com queda de tensao e distorçoes nos circuitos , as tensao pode sofrer variaçoes ma é comum uma tensao entre 115v e 127 volts,mas no seu caso a queda ta sendo muita, nao sei a distancia da sua casa ate o medidor de energia nem a bitola do cabo de entrada de energia , mas se estiver tudo em ordem , vc pode abrir um chamado na concessonaria do seu estado e pderi pra acertar o taps do trafo pode ser que a media tensao deles esteje baixa ai a saida do secundariao do trafo ai do bairro tbm saira baixo ,é um opçao sem custo que pode ser tentada

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

edson rodrigo longo escreveu:ola amigo ,sobre a pergunta é o seguinte o valor utilizado nos meios tecnicos é de 127volts , porem na pratica com queda de tensao e distorçoes nos circuitos , as tensao pode sofrer variaçoes ma é comum uma tensao entre 115v e 127 volts,mas no seu caso a queda ta sendo muita, nao sei a distancia da sua casa ate o medidor de energia nem a bitola do cabo de entrada de energia , mas se estiver tudo em ordem , vc pode abrir um chamado na concessonaria do seu estado e pderi pra acertar o taps do trafo pode ser que a media tensao deles esteje baixa ai a saida do secundariao do trafo ai do bairro tbm saira baixo ,é um opçao sem custo que pode ser tentada
É uma alternativa, mas falar com a concessionária é bobagem pois já foi feita e me multaram por reclamação indevida, ou seja, me deram um cala-boca.

Reclamar com a agência reguladora, seria uma opção, mas é perca de tempo também, infelizmente.

Nesta mesma rua, tenho um terreno vago, exatamente há 5 metros da minha casa (tem apenas 1 lote entre minha casa e o meu lote vago).

Lá, eu estava com problemas com as contas de luz. Elas simplesmente não chegavam e eu tinha sempre que pegar uma segunda via para pagar. Achei estranho pois tenho caixa de correio lá, número bem visível e é, como disse, muito próximo da minha casa, onde as contas chegam perfeitamente.

Fiquei 2 meses trocando cartas (já que nem e-mail eles utilizam) com a agência reguladora. A agência, defendendo a concessionária AES Eletropaulo, chegou a informar que as correspondências não eram entregue porque o terreno não tinha campainha, acreditam? Tive que tirar fotos e mostrar claramente que possui caixa para correspondências e número perfeitamente visível exatamente sobre a entrada da caixa de cartas. Mesmo assim, o máximo que fizeram foi dizer que a empresa terceirizada responsável por entregar as cartas iria acompanhar o caso.

O que ocorre, neste país, é que as empresas que prestam serviços de fornecimento de energia elétrica, telefonia, água e esgoto, etc, nunca são fiscalizadas pelo poder público. É fato que as teles e companhias de energia deitam e rolam e não dão a mínima para os consumidores pois sabem que as agências reguladoras não fazem nada pela população e ainda defendem as concessionárias. Uma pena, mas é o que ocorre. :ymtongue:
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

alanlima
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: 08 de Janeiro de 2013 às 08:20
Atividade ou Profissão: Hobby

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por alanlima »

A tensão normalmente varia dentro de uma faixa especificada na conta, na minha região a concessionária é a Ampla e a tensão varia entre 110 v e 127 ou 210 v e 220 v. Dentro destes valores é considerado normal, agora acima ou abaixo já é falta de qualidade e a companhia pode ser acionada, inclusive se danificar algum equipamento a companhia deve pagar o conserto ou troca do mesmo.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

alanlima escreveu:A tensão normalmente varia dentro de uma faixa especificada na conta, na minha região a concessionária é a Ampla e a tensão varia entre 110 v e 127 ou 210 v e 220 v. Dentro destes valores é considerado normal, agora acima ou abaixo já é falta de qualidade e a companhia pode ser acionada, inclusive se danificar algum equipamento a companhia deve pagar o conserto ou troca do mesmo.
O complicado é que no meu caso, constatei com o multímetro um valor muito abaixo do que é informado na conta. Acionei a concessinária de energia (AES Eletropaulo) e além de não resolverem o problema, ainda me multaram por reclamação sem fundamento.

Detalhe: O técnico deles, quando veio instalar o aparelho que ficou no poste fazendo a leitura por 1 semana, informalmente, disse-me que realmente estava bem abaixo e que provavelmente era por conta dos novos prédios que haviam sido recentemente lançados e que não havia sido instalados transformadores para suprir o aumento da demanda.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

atecnolar
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 10 de Junho de 2015 às 09:05
Atividade ou Profissão: Marido de aluguel

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por atecnolar »

Existe uma variação entre 110 a 127v. maior ou menor esta incorreto.
Faça uma medição com o voltímetro na caixa de entrada, se a voltagem estiver inferior a 110v; entre em contato com a concessionaria da sua cidade; se estiver com 110v a 127, isso significa que o problema esta na fiação da sua casa.
Serviços de eletricista? A Atecnolar oferece a você!
http://atecnolar.com.br/eletricista/

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual a tensão correta a ser entregue nas residências?

Mensagem por Leandro »

atecnolar escreveu:Existe uma variação entre 110 a 127v. maior ou menor esta incorreto.
Faça uma medição com o voltímetro na caixa de entrada, se a voltagem estiver inferior a 110v; entre em contato com a concessionaria da sua cidade; se estiver com 110v a 127, isso significa que o problema esta na fiação da sua casa.
Na época foi o que foi feito, mas a AES Eletropaulo além de não corrigir o problema, ainda aplicou uma multa por reclamação indevida. Ridículo.

Mas fazer o que, não é mesmo? Quem sou eu para brigar com uma empresa gigante como esta?

No final das contas, outros empreendimentos foram construídos na região e ela foi "obrigada" a fazer algo e a tensão melhorou bastante nos últimos meses.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem