O varejo brasileiro de materiais de construção tem motivos de sobra para manter a expectativa de crescimento para 2009 na casa dos 6%. Dados da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que representa as 138 mil lojas do setor existentes no país, apontam que as vendas aumentaram 4,9% no mês de agosto, em relação ao mesmo período de 2008. Na comparação agosto de 2009 sobre julho de 2009, o desempenho foi de 5%. Já no acumulado do ano (janeiro a agosto de 2009 sobre o mesmo período do ano passado), o varejo de materiais de construção cresceu 2,5%. Complementando as estatísticas, a entidade ainda aposta no tradicional acréscimo das vendas no final do ano, em função da época de festas.
Os números refletem a boa performance do setor, o que impulsiona as empresas a expor em feiras de negócios como a Expocon 2009 – 12ª Feira de Fornecedores da Construção Civil, que acontece de 21 a 24 de outubro no Expotrade Convention Center, em Curitiba/Pinhais (PR). A Diretriz, organizadora do evento, contabiliza para esta edição a presença de mais de 100 indústrias brasileiras, que apresentarão suas principais novidades em produtos.
Para completar, é esperado um público de 24 mil pessoas, ante as 23 mil registradas em 2008. Assim como nas edições passadas, as caravanas serão responsáveis por engrossar o público presente na Expocon. A vinda de aproximadamente 60 ônibus, provenientes do interior do Paraná e do estado de Santa Catarina, está confirmada pela organização. O evento é voltado para profissionais da construção civil, mas é aberto também para o público interessado em construção ou reforma.
Expositores otimistas
A Expocon 2009 está movimentando os expositores, que vislumbram os objetivos a serem alcançados com a participação. Um exemplo é a Versátil Andaimes, que investe na presença desde a primeira edição do evento. De acordo com Adriano Greca, gerente comercial, a expectativa sempre é a de firmar a posição da empresa como líder de mercado no ramo de locação de andaimes. “Um dos nossos intuitos na feira desse ano é divulgar a Versátil Fácil, nova filial que fica na Cidade Industrial de Curitiba. Agora possuímos dois centros de distribuição: atendemos as regiões leste e norte com a Versátil Pinhais, onde são fabricados nossos produtos, e oeste e sul com a loja CIC”, conta.
Os expositores catarinenses estão investindo no evento para apresentar novos produtos. Cientes do bom número de visitantes que a feira recebe todos os anos, empresas como a fabricante de duchas para banho Zagonel, de Pinhalzinho (SC), garantiram sua presença. O intuito, segundo Rosevani Henz, coordenadora de vendas, é firmar junto ao público paranaense a entrada da empresa no segmento de iluminação com a linha Z.Light, que oferece luminárias e lanternas. “Além disso, temos a ducha Pop, cujo lançamento para o estado será feito na Expocon. Nossa expectativa é atrair novos clientes e negócios dentro da feira”.
A Epex, com sede em Blumenau (SC), participará pela segunda vez da Expocon. De acordo com Carlos Roca, supervisor comercial para o estado do Paraná, novos clientes são esperados, além do contato com possíveis representantes para a divulgação dos produtos em outras áreas. “Esperamos fechar bons negócios e parcerias. Com certeza teremos bom retorno”, afirma ele. A empresa é responsável pela fabricação de mais de 20 itens voltados para o setor de construção civil.
Mesmo em sua 12ª edição, a Expocon continua a atrair novos expositores, que apostam na visibilidade que o evento irá gerar. Exemplo disso é a Reflorestratar, especializada em madeiras maciças trabalhadas em autoclave que podem ser utilizadas de assoalhos a coberturas e até para a construção de casas. De acordo com Luiz Guilherme Fenianos, sócio-gerente, o intuito da participação na feira é mostrar ao mercado curitibano os diferencias dos produtos da empresa. “Nossas madeiras são ecologicamente corretas, vindas 100% de árvores de reflorestamento. Além disso, damos nelas um banho químico que garante 15 anos de durabilidade”, afirma ele, que vê na Expocon a possibilidade de dar destaque à Reflorestratar em meio às demais alternativas do segmento madeireiro.
Para Gil Cid Ferreira, diretor da Mondo Bagno, empresa da capital especializada na importação e distribuição de cabines de banho e banheiras, a estreia na feira servirá para divulgar seus produtos aos visitantes do Paraná e de Santa Catarina, estados em que possuem maior atuação. “Nossa expectativa é fazer contatos que gerem vendas posteriormente”, diz. Ainda segundo ele, o grande foco para a Expocon são as cabines de banho, importadas há cerca de 5 meses e compostas por hidromassagem, box, chuveiro e sauna, tudo com som ambiente, para proporcionar uma experiência única na hora do banho.
Vitrine de produtos
O Grupo Astra, Profax, Japi e Integral, com fábrica sediada em Jundiaí (SP), apresentará um estande repleto de produtos inovadores, de alta tecnologia e exclusividade. Entre os destaques preparados para a exposição, estão o kit industrializado, que facilita a rotina das construtoras e reduz a perda de matéria-prima, e o piso radiante, com tecnologia de aquecimento especial, principalmente para regiões frias como o Sul. Entre os lançamentos, também estarão uma descarga de acionamento duplo, que reduz de 30% a 60% o desperdício de água, e uma banheira de luxo da linha Astracril Personnalité, assinada pela arquiteta paulista Bya Barros. O estande ambientado estará com os produtos expostos em funcionamento todos os dias da feira.
A distribuidora de materiais elétricos Decorlux, de Curitiba (PR), vai aproveitar a participação no evento para expor ao público paranaense uma forma alternativa de apresentação de seus produtos. Tendo como foco o mercado de home centers e revendas, a empresa criou embalagens contendo menos itens. “A tendência hoje é oferecer o produto pronto para consumidor final”, explica André Murata, supervisor de marketing, que completa: “São 40 produtos, praticamente toda a nossa linha, com esse tipo de apresentação”.
“Consumidor-formiga” continua a reinar
Segundo a Anamaco, a previsão até o fim do ano é de crescimento de 6% nas vendas sobre 2008. Os principais compradores do varejo de materiais de construção são os “consumidores-formiga”. Estatísticas da entidade mostram que 77% de tudo o que é vendido no setor é utilizado na construção autogerida, ou seja, aquela em que o consumidor gerencia a sua própria obra, contratando um pedreiro e comprando os materiais. A Anamaco ainda aponta que a classe C, por exemplo, gasta em média R$ 1097,18 com material de construção por ano.
Fonte: ParanáShop
Força do setor de materiais de construção na Expocon 2009
- Equipe GdO
- Moderador do fórum
- Mensagens: 991
- Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
- Localização: São Paulo - SP - Brasil
- Atividade ou Profissão: Notícias
- Contato:
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 6121 Exibições
-
Última mensagem por grmartins
-
- 0 Respostas
- 16672 Exibições
-
Última mensagem por gui123
-
- 2 Respostas
- 29144 Exibições
-
Última mensagem por vinicosta
-
- 0 Respostas
- 12399 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO
-
- 0 Respostas
- 1837 Exibições
-
Última mensagem por alvarenganeto
-
- 0 Respostas
- 7327 Exibições
-
Última mensagem por imobiliariaparanagua