Maringá: Inovação na construção civil é destaque na cidade

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Maringá: Inovação na construção civil é destaque na cidade

Mensagem por Equipe GdO »

[left]Maringá será a capital da inovação na construção civil de 28 a 30 de outubro. O município, no noroeste do Paraná, vai sediar a segunda edição do Encontro Nacional de Inovação na Construção Civil (Eninc 2009), uma realização do Sebrae/PR e Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR). A idéia do evento é contribuir para a formação de uma cultura da inovação e levar tecnologia às micro e pequenas empresas da construção civil.

Os participantes – empresários e profissionais de toda a cadeia produtiva da construção civil – assistirão a painéis e conferências com autoridades, especialistas de renome nacional, representantes de entidades, diretores de empresas e empresários que possuam produtos e serviços inovadores para o setor. A secretária nacional da Habitação do Ministério das Cidades, Inês da Silva Magalhães, já confirmou presença no evento, que será no Centro de Eventos Araucária.

Além dos painéis e conferências, estão programados um showroom de materiais e equipamentos inovadores, a apresentação de produtos desenvolvidos com tecnologias que proporcionem ganho de qualidade e produtividade e oficinas técnicas, para a demonstração de modernas práticas construtivas. Em pauta também, produtos, processos construtivos e oportunidades, dentre os quais: lean construction, Sistema Steel Frame, Built to Suit, Programas Setoriais de Qualidade (PSQ), especificação e normatização técnica de produtos, alvenaria racionalizada com blocos cerâmicos, pré-moldados de concretos, Sistema Tilt-up, Sistema PEX, alvenaria estrutural com blocos de concreto, fachadas em vidro, responsabilidade civil, exigências construtivas da Caixa Econômica Federal, gestão ambiental no canteiro de obras e reciclagem de resíduos.

Para o coordenador estadual da Construção Civil do Sebrae/PR, Edvaldo Pires Correa, o setor tem se revelado estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, com base na mão-de-obra empregada e no valor agregado que circula em toda a cadeia produtiva. “O cenário é de oportunidades e de grande demanda para as construtoras, profissionais e empresas ligadas à cadeia produtiva. A inovação é um ingrediente importante para as oportunidades não se perderem”, assinala.

A construção civil cresce no Paraná e no País, lembra Edvaldo Correa. Os programas lançados recentemente pelo governo federal, que possibilitaram acesso fácil e rápido ao crédito imobiliário, impulsionam o setor. Segundo relatório da Cadeia Produtiva da Construção do Sebrae/PR, o setor da construção civil representa 9,18% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) paranaense. O Estado possui aproximadamente 16 mil empresas ligadas diretamente ao setor da construção e as micro e pequenas empresas representam 90% desse total.

O consultor do Sebrae/PR em Maringá Joversi Rezende diz que “o Eninc 2009 traz para Maringá o que há de mais novo no mercado da construção civil, é uma oportunidade para todo o setor aproveitar e colocar em prática o que for visto no evento”. A expectativa, segundo ele, é atrair, para o Eninc pelo menos 2 mil pessoas de todo o Brasil.

O presidente do Sinduscon-NOR/PR, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho, afirma que inovar também é planejar custos e investir em equipamentos e o Eninc 2009 irá possibilitar aos participantes conhecer o que há de mais recente no mercado e encarar como investimento. “Em primeiro momento a inovação gera um custo, porém esse custo, com o tempo diminui e é absorvido pelo mercado. Vale lembrar que a inovação também pode ser tratada como marketing estratégico para a empresa e deve ser bem aproveitado”, lembra Marcos Mauro.

Cenário

A inovação ainda não é uma prática comum na construção civil brasileira. Especialistas são categóricos ao afirmar que, apesar de responder por uma fatia significativa do Produto Interno Brasileiro (PIB), cerca de 5% do total, a construção civil é, talvez, o único setor da economia que ainda não se industrializou por completo, não deu um salto tecnológico significativo. Setores como a agricultura e a produção têxtil, que até bem pouco tempo estavam num mesmo patamar, mostram-se mais propensos a absorver as mudanças.

"A inovação na construção civil foi de certa forma significativa na década de 1990 e anos 2000, mas aquém do que de fato precisaria ser para melhorar os patamares de produtividade, reduzir custos, avançar na qualidade, segurança e impacto ambiental”, explica a engenheira civil, mestre e doutora em Engenharia, Maria Angélica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento Ltda., em São Paulo. “As inovações no setor foram predominantemente puxadas pela indústria de materiais e sistemas construtivos.”

Segundo Maria Angélica, há necessidade de se criar uma cultura da inovação no setor, na qual as empresas - pequenas, médias e grandes - passem a investir mais em tecnologia da informação e metodologias de gestão da produção. “Na construção civil, a inovação está relacionada a ganhos de produtividade, qualidade e desempenho para o cliente, possibilidade de redução de custos e diferenciação competitiva. Esses são requisitos, obtidos com a inovação, que se tornam necessários para competir no mercado.”

Parceria

O Eninc 2009 é uma realização do Sebrae/PR e Sinduscon-NOR/PR. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR) e pela Prefeitura de Maringá. E tem o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Sindicato dos Revendedores de Materiais de Construção de Maringá e Região (Simatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi) e do Sinduscon Oeste, Sinduscon Norte e Sinduscon Paraná.[/left]Fonte: jornalismocuritiba@savannah.com.br / ParanáShop
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem