O blue jeans, que virou um estilo de vida em todo o mundo, depois de ser lançado nos Estados Unidos como roupa de "cowboys", ou quase uniforme para trabalhos duros, agora é motivo também para decoração na pintura de paredes, principalmente de ambientes juvenis.
A moda está sendo lançada no Brasil pelas arquitetas Juliana Petrati e Luciana Munhoz, de São Paulo, que se dedicam às pinturas especiais e ao desenvolvimento de ferramentas que possibilitam novos efeitos.
Juliana trabalhou em algumas empresas fabricantes de tintas e morou um período na Europa, onde pôde verificar muitas técnicas sobre a aplicação de tintas decorativas. Nos Estados Unidos, observou outros métodos, entre eles o que imita o tecido jeans. De volta ao Brasil, associou-se à Luciana para elaborar um trabalho conjunto e criar o rolo especial para pinturas jeans. Com base nos objetos utilizados para aplicação de tintas em paredes, elas substituíram a espuma por finos discos de metal que, alinhados, garantem a distribuição uniforme da textura.
De acordo com as arquitetas, a peça só existia nos Estados Unidos, mas ainda era pesada e grande, dificultando o manejo. Elas desenvolveram, com exclusividade no Brasil, o rolo em menores dimensões e mais leve. Com a ferramenta é possível simular fielmente as tramas do tecido jeans na pintura.
Luciana explica que até então, os profissionais que tentavam reproduzir o efeito nas paredes o faziam com o auxílio de uma escovinha que nem sempre proporcionava uma boa pintura. Os riscos produzidos na parede eram muito finos e fugiam da aparência natural do jeans. Segundo ela, para um efeito mais real é necessário que haja aquelas estrias em branco bem definidas. Outra peça importante na elaboração da textura é o estêncil, necessário para imitar a costura do tecido.
Passo a passo
Produção do efeito jeans sobre uma parede lisa, limpa, sem poeira e de cor branca.
Materiais utilizados: rolo de espuma ou de lã, bandeja para tinta, trincha larga, rolo para pintura jeans, brocha para estêncil nº 2 e estêncil para pintura.
1. Dividir com fita crepe a parede em espaços com medida de 80 a 90 cm. Um detalhe: a pintura será feita em espaços alternados, ou seja, um espaço sim outro não;
2. Aplicar no primeiro espaço a tinta látex azul escuro com o rolo de lã ou de espuma.
3. Com a tinta ainda molhada, passar uma trincha larga no sentido vertical e em seguida no horizontal. Fazer imediatamente a mesma coisa com o rolo para pintura jeans. Pintado o primeiro espaço, pule um espaço e desenvolva o mesmo processo no terceiro e assim sucessivamente até o fim.
4. Aguardar a tinta secar por aproximadamente 4 horas. Mudar a fita crepe e utilizar a mesma técnica nos espaços em branco
5. 5- Aguardar cerca de 4 horas e fazer o estêncil da costura. Seu quarto ou o ambiente que escolher estará descontraído "vestindo jeans" da mesma maneira que você faz no seu dia-a-dia.
FONTE: Mundo das Tintas
A moda blue jeans chega à pintura de paredes
-
- Fundador do GdO
- Mensagens: 1003
- Registrado em: 19:45 - Segunda-feira, 22/01/2007
- Localização: São Paulo - SP - Brasil
- Atividade ou Profissão: Empresário