Efeito das cores

Decoração de ambientes, pintura, textura, paisagismo e jardinagem.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Efeito das cores

Mensagem por Leandro »

VERMELHO - Estimulante mental, é uma cor excitante. Usado como cor de destaque

AMARELO - Estimulante mental, diminui a fadiga visual. É indicada para pinturas de quartos, gabinetes de estudo e de desenho

AZUL - É calmante do sistema nervoso para pessoas emotivas. Esta cor inspira a paz e a introspecção. Os locais pintados com esta cor dá ao ambiente a sensação de maior amplitude o que ocorre com todas as cores frias.

VERDE - Tem destacado efeito calmante. É eficaz contra a irritabilidade nervosa. A fadiga e a insônia. É a mais repousante de todas as cores, associando-se à tranqüilidade da natureza. Quando uma sala tem pequena altura, a pintura do teto e das paredes em tons esverdeados dá a sensação de mais altura e amplitude.

LARANJA - Aumenta a emotividade e acelera as pulsações, ligeiramente. Dá a sensação de bem-estar e alegria. Empregada na pintura de locais escuros e sem vida. Favorece a digestação, por isso, é aconselhado em lugares onde se faz refeições (restaurantes, refeitórios, copa...).

ROXO - Apesar de ser deprimente, quando empregada só, torna-se calmante quando em conjunto com outras cores.

BRANCO - Alta reflexão à luz solar. Empregada onde se quer evidenciar o máximo de higiene, principalmente na indústria alimentícia e de drogas.

PRETO - É deprimente quando usado só. Bastante utilizado para marcar contrastes.

FONTE: Mundo das Tintas

soulmktpro
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 18 de Janeiro de 2010 às 17:06
Atividade ou Profissão: publicitario

Re: Efeito das cores

Mensagem por soulmktpro »

uma dica que também é muito legal, são os adesivos de parede. Com eles vc pode persolalizar sua cozinha, sala, quarto...

esse site tem adesivos muito bacanas ... sugiro a categoria borboletas !!

Adesivos de Parede diferentes e especiais

abraço

joaoscherer
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 16 de Junho de 2010 às 15:34
Atividade ou Profissão: designer

Re: Efeito das cores

Mensagem por joaoscherer »

Uma dica para também é usar móveis com cores diferentes, a loja Mego tem móveis perfeitos para isso. http://www.megomoveis.com.br, tem móveis baratos e perfeitos para decorar um ambiente mais jovem, mas também possui móveis com cores mais sérias!

henriquenogueira
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 29 de Setembro de 2010 às 18:15
Atividade ou Profissão: decoração

Re: Efeito das cores

Mensagem por henriquenogueira »

Olá! Realmente o efeito das cores quando utilizados em ambientes é muito visível. Encontrei este artigo sobre o efeitos das cores na saúde: http://www.mistico.com/p/fengshui/decoracao.html
Outro que encontrei e vocês já devem ter ouvido falar é sobre o feng shui e a cromoterapia bem iteressante também! http://www.mistico.com/p/fengshui/decoracao.html
Valeu!

lacerdabh
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 15 de Junho de 2011 às 22:39
Atividade ou Profissão: programador

Re: Efeito das cores

Mensagem por lacerdabh »

Adesivos de Parede realmente deixam o ambiente mais bonito..

Avatar do usuário
lizgusmao
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Julho de 2011 às 15:37
Atividade ou Profissão: Decoração
Contato:

Re: Efeito das cores

Mensagem por lizgusmao »

Acho muito interessante o que pode proporcionar as combinações entre essas cores, visualmente você tem um destaque para uma quando a outra esta junta e outras vezes até parecem uma continuidade da outra cor...

Você sabe me dizer se esses efeitos das cores também são validos quando mais de uma estão presentes em um mesmo ambiente?
Liz Gusmão
Giuliana Flores

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Efeito das cores

Mensagem por Leandro »

lizgusmao escreveu:Acho muito interessante o que pode proporcionar as combinações entre essas cores, visualmente você tem um destaque para uma quando a outra esta junta e outras vezes até parecem uma continuidade da outra cor...

Você sabe me dizer se esses efeitos das cores também são validos quando mais de uma estão presentes em um mesmo ambiente?
Particularmente eu não recomendo misturar as cores que promovem reações distintas em um mesmo ambiente, por exemplo, uma cor estimulante e outra calmante em um mesmo cômodo, por exemplo.

Eu sempre prefiro usar cores vizinhas no círculo cromático, na minha opinião, principalmente para ambiente onde a permanência das pessoas é prolongada, como em residências e escritórios. Cores que contrastam muito, ou seja, estão em lados opostos no círculo cromático, caem melhor em ambientes comerciais como lojas, por exemplo.
Imagem

Uma ótima página com dicas sobre a harmonia das cores, é esta aqui (clique).

Abraço e obrigado pela participação de todos, fico feliz em ver cada vez mais gente participando ativamente e interagindo, o fórum Guia da Obra tem este objetivo e é feito para você e principalmente por vocês ;)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Avatar do usuário
lizgusmao
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Julho de 2011 às 15:37
Atividade ou Profissão: Decoração
Contato:

Re: Efeito das cores

Mensagem por lizgusmao »

Muito obrigada pela ajuda Leandro!
Bem explicada a resposta, ilustada e com referencias..
Não conhecia este site, vou dar uma olhada mais a fundo...
Me parece ser mais pra quem meche com pinturas de quadro e essas coisas, mas algumas coisas são basicas né?
Você sabe onde eu posso encontrar combinações de cores e possibilidades de verniz ou outras coisas pra trabalhar com pedras?
se tiver um bom material, acho que compensa até um novo tópico...
Liz Gusmão
Giuliana Flores

Avatar do usuário
Jorge Max
Usuário Banido
Mensagens: 4
Registrado em: 13 de Setembro de 2011 às 11:53
Localização: campinas
Atividade ou Profissão: Pintor

Re: Efeito das cores

Mensagem por Jorge Max »

Valeu mesmo! As dicas sobre as combinações de cores foram bem interessantes !
E o site indicado também tem muitas informações que podem ajudar as pessoas envolvidas com decoração e até mesmo quem se arrisca a umas pinturas mais artísticas!

A Marcos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 31 de Outubro de 2011 às 12:30
Localização: Sampa
Atividade ou Profissão: Curioso

Re: Efeito das cores

Mensagem por A Marcos »

:-? Interessante...
Meu ap deve sair tão logo eu faça o repa$$e :))

Gostei da ideia dos adesivos, está tudo branco lá

amarrag
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 21 de Novembro de 2011 às 20:11
Localização: Sol
Atividade ou Profissão: Decoração

Re: Efeito das cores

Mensagem por amarrag »

Belas dicas amigos! Só para complementar, o amarelo também ativa a fome, então, fiquemos ligados!
xD

Responder