Como fazer o assentamento
1º)- Passo - Nivelar, uniformizar a área onde será assentado o piso intertravado. 2º)- Passo - Compactar a área, em partes pequenas pode-se usar soquete, em áreas maiores, é preciso o auxílio de placa vibratória ou rolo vibro compactador. 3º)- Passo - Instalação das guias de concreto para confinamento do pavimento intertravado. 4º)- Passo - Colocação da Brita no caso de tráfego pesado ou Pedrisco para tráfego médio, que pode ser espalhada com carrinho manual ou pá carregadeira em grandes áreas, deixando uniforme,e em seguida compactar.
5º)- Passo - Colocação de areia ou pó de pedra que para tráfego leve já se coloca após a compactação do solo dispensando Brita ou Pedrisco deixando uma camada de 3 a 5 cm. 6º)- Passo - Inicie o assentamento das peças do piso intertravado por uma das extremidades, havendo a necessidade de recorte deve ser executado por ferramentas como Makita ou Policorte.
7º)- Passo - Constantemente verifique o nível e ajuste as peças com um martelo de borracha. 8º)- Passo - O rejuntamento é feito com areia ou pó de pedra (peneirada), com compactação final dará o intertravamento necessário. 9º)- Passo - Ao final retire o excesso do material com uma vassoura. OBS- Para Pisograma é aplicado o mesmo processo para tráfego leve, com os complementos de terra, grama e peças especiais colocadas nos trechos de percurso de pedestres ou veículos.
Calçadas
Os pisos intertravados de concreto apresentam o sistema ideal para a pavimentação de passeios públicos pois além de bonitos são fáceis de colocar e permitem fácil manutenção, ou seja, se alguma concessionária precisar acessar o sub-solo, basta retirar com cuidado o piso e recolocá-lo após o conserto.A colocação do piso de concreto intertravado é muito rápida, liberando rapidamente o acesso aos pedestres e sua textura apresenta um ótimo conforto de rolamento e uma superfície antiderrapante, evitando acidentes.
Pavimentação de vias
Os pisos de concreto intertravados também podem ser usados para pavimentação de vias públicas, no leito carroçável, desde que dimensionados para tal. Deve ser feito um projeto de dimensionamento que levará em considerações o tráfego e a frequência, definindo assim o material da sub-base e a espessura do piso,que pode ser 6,8 ou 10cm.A pavimentação de vias em piso intertravado tem aspecto muito aconchegante e são perfeitas para ruas de condomínios ou conjuntos habitacionais. Além disso, os pisos intertravados apresentam maior durabilidade que o asfalto, desde que bem executados, proporciona maior segurança em trechos com rampas ou curvas, principalmente quando a pista estiver molhada.Possui ainda grande poder de difusão da luz solar ou artificial, apresentando menor temperatura superficial durante o dia e melhor condições de visibilidade á noite. O piso de concreto intertravado é considerado ecologicamente correto, pois possui grande capacidade de permeabialização, permitem a perfeita drenagem das águas da chuva e, ao mesmo tempo, evitam a impermeabilização do solo, pois as juntas entre as peças possibilitam a infiltração de uma parcela das águas incidentes, amenizando desta forma, o impacto ambiental.
Principais vantagens da utilização dos piso de concreto intertravados
* Podem ser retirados e re-colocados, permitindo consertos subterrâneos em calçadas e vias, sem remendos;
* Tem uma variedade de formatos e cores que permitem uma gama de projetos;
* São ecologicamente corretos;
* Fácil assentamento;
* Extremamente duráveis;
* Antiderrapante.
Produtos normatizados
A compra de materiais dentro das normas técnicas pelos órgãos públicos é garantida por lei. Assim sendo, quando comprovado que o material entregue em uma obra pública não é normatizado, ou seja não atente as normas, este dever á ser trocado imediatamente.
Fonte: http://www.fkct.com.br/dicas_de_pisos_d ... vados.html
FK - Para Solicitar orçamento vendas@fkcomercio.com.br