Pilar

Temas relacionados à engenharia civil, arquitetura, urbanismo, projetos, etc.
Responder
leila_
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 30 de Janeiro de 2012 às 11:30
Localização: Portugal
Atividade ou Profissão: contabilidade

Pilar

Mensagem por leila_ »

Boa tarde,

Comprei o meu apartamento ha 5 anos, o qual ja tinham sido efectuadas obras de renovacao nomeadamente o antigo proprietario anvacou com a sala para a varanda atraves da criacao de uma marquise.

O condominio coloca-me alguns problemas neste momento nomeadamente que poderia eventualmente ter sido retirado um pilar que sustentaria uma viga. Desculpem a minha ignorancia mas nao percebo nada de obras! :)

Caso isto se verifique como sendo veridico, como posso resolver o assunto sem ter de retirar a marquise? Ha possibilidade de reconstruir um pilar? Se sim, tem obrigatoriemente de levar ferro ou algum tipo de material especifico?

Obrigada pela vossa ajuda!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Pilar

Mensagem por Leandro »

leila_ escreveu:Boa tarde,

Comprei o meu apartamento ha 5 anos, o qual ja tinham sido efectuadas obras de renovacao nomeadamente o antigo proprietario anvacou com a sala para a varanda atraves da criacao de uma marquise.

O condominio coloca-me alguns problemas neste momento nomeadamente que poderia eventualmente ter sido retirado um pilar que sustentaria uma viga. Desculpem a minha ignorancia mas nao percebo nada de obras! :)

Caso isto se verifique como sendo veridico, como posso resolver o assunto sem ter de retirar a marquise? Ha possibilidade de reconstruir um pilar? Se sim, tem obrigatoriemente de levar ferro ou algum tipo de material especifico?

Obrigada pela vossa ajuda!
Olá cara Leila, seja bem-vinda!

Primeiramente, é fundamental que consiga algo que prove que realmente havia um pilar que supostamente foi removido. Se isso realmente aconteceu, a estrutura pode sim ter sido enfraquecida e futuros problemas podem acontecer, podendo ser previsto apenas mediante avaliação técnica de um engenheiro no local.

Se puder conseguir a planta original do apartamento junto ao condomínio ou construtora responsável, seria muito interessante, e claro, contrate imediatamente um engenheiro civil para avaliar se a remoção de tal pilar pode ocasionar em falhas estruturais resultando até mesmo em desabamento.

Recentemente, aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, houve uma tragédia causada até onde sabemos por uma reforma ilegal de apartamento, culminando no desabamento de 3 prédios.

A reforma (renovação) de apartamentos deve ser sempre feita com base a não alterar qualquer aspecto estrutural do mesmo. Não se deve remover pilares, vigas, colunas, etc... até mesmo paredes devem ser muito bem avaliadas (assim como sua função na estrutura) antes de serem alteradas ou removidas.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

jacproject
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 05 de Abril de 2012 às 00:24
Localização: itaquaquecetuba
Atividade ou Profissão: ENGENHARIA

Re: Pilar

Mensagem por jacproject »

Boa noite !

Você deverá contactar um engenheiro civil, especializado em estruturas de concreto armado e solicitar um laudo, no qual ele irá verificar a patologia e agregar uma solução para o o seu caso. Em média o custo de um laudo é de R$ 3.000,00. Com este documento, você poderá exigir a reforma de adequação.
Telefone: (11) 2228-3282 | Fax: (11) 4649-7511
Nextel: (11) 7899-4577 | ID: 55*649*15325
Site: http://www.jacproject.com.br

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem