Dúvida: Tensões fantasmas ou interferência eletromagnética?

Iluminação, fiação, condução elétrica, telefonia e eletricidade na construção civil.
Responder
Agostinho
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 08 de Julho de 2012 às 20:50
Atividade ou Profissão: Eng. Mecânico

Dúvida: Tensões fantasmas ou interferência eletromagnética?

Mensagem por Agostinho »

Pessoal, boa noite!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo fórum, muito bom!

Venho aqui pedir ajuda com um problema que encontrei.

Aloquei um estabelecimento comercial para montagem de um estúdio fotográfico. Ao realizar a adequação e mapeamento das tomadas, me deparei com uma situação que sinceramente não compreendo. Ao medir a tensão das tomadas, obtive valores que ultrapassavam 400 volts. Só para esclarecer, a tensão disponível no estabelecimento é bifásica, porém só existem tomadas 127volts.

Durante pesquisa desta pane, identifiquei que: quando a luminária da fachada acende, as tensões começavam a oscilar. Como não pude resolver o problema, pois estava escuro, decidi desligar o disjuntor geral e verificar a questão no dia seguinte.

Pois bem, chegando ao estabelecimento pela manha, liguei o disjuntor e fui medir as tensões: todas as tomadas estavam NORMAIS. Bom, naquele momento achei que tinha resolvido o problema. Após realizar outras atividades, fui novamente medir as tensões, quando desanimei: os valores voltaram a subir.
Procurei por informações que pudessem justificar tal valor, mas não encontrei. Encontrei sim alguns assuntos relacionados com tensões fantasmas e interferências eletromagnéticas.

Neste estabelecimento existe uma lâmpada de vapor metálico para iluminação da fachada, e algumas luminárias com lâmpadas fluorescentes, ambas com reatores eletromagnéticos. Como os circuitos de iluminação e tomadas não são distintos, poderia isso ser uma interferência eletromagnética?

Qual será a solução para este problema? Estou trocando os reatores das luminárias e pensando em trocar a de vapor metálico por lâmpada eletrônica, porém tenho dúvidas se isso será efetivo.

Como vou utilizar equipamentos eletrônicos (flashes, TV LCD, computador, etc.) devo me preocupar com este problema?

Poderiam me ajudar, por favor?

Obrigado!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem