Copiadora e Estabilizador

Iluminação, fiação, condução elétrica, telefonia e eletricidade na construção civil.
Responder
ITD050104CZM0581
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 27 de Março de 2012 às 21:34
Localização: GUARARAPES SAO PAULO
Atividade ou Profissão: ELETRICISTA

Copiadora e Estabilizador

Mensagem por ITD050104CZM0581 »

Boa noite, tenho uma copiadora e dois 3 computadores em meu escritorio, mas quanto ligo a copiadora na rede eletrica um dos estabilizadores fica estalando, o que devo fazer ??? tenho que substituir ele por um de mais potencia ???

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Copiadora e Estabilizador

Mensagem por Leandro »

Amigo, o que o estabilizador faz é selecionar a melhor tensão da rede. Quando ele faz essa seleção é que se ouve o estalo, logo, se ele fica estalando muito após ligar a copiadora, provavelmente a rede está fraca e não está suportando os 3 computadores + a copiadora. Se estiver apenas a copiadora ligada, sem os computadores, como fica o estabilizador?

Com base em um tópico de um amigo, o lfaller, ( http://www.hardware.com.br/comunidade/r ... s/1047555/ ), sugiro que deixe de utilizar estabilizador... pois na verdade ele mais prejudica as fontes que existem dentro dos equipamentos do que ajuda.

Se quiser proteger seus equipamentos, utilize filtros de linha ou no-brakes, sendo estes últimos mais indicados.

Editado

Em conversa com o amigo lfaller, veja o que ele sugeriu:
Não vou me registrar no fórum, que sim deve ser ótimo para o assunto a que se propõe, para responder mas se o fizesse diria..

Um estabilizador, em determinados valores de tensão, chaveiam, escolhem um valor de tensão 10 volts acima ou abaixo, somam ou subtraem esse valor. De outro lado, uma copiadora ligada, faz com que a rede seja mais exigida e aos picos, faz com que haja uma queda, pequena que seja, na tensão da rede. A fonte do PC absorveria essa queda sem o menor problema,..
Assim acontece também quando se liga uma carga maior qualquer, um chuveiro elétrico, o que seja.. É absolutamente normal e essa queda, sem avaliaçao de seu valor, pode e deve ser considerada absolutamente normal e não condena nem a rede nem o estabilizador. Podes até trocar de estabilizador e parecer que o problema sumiu, é sé a tensão de comutação desse estabilizador estar regulada alguns volts acima que esse primeiro..

Não troque de estabilizador, e sim o substitua por um bom filtro de linha.
Indicações ai: http://forum.clubedohardware.com.br/rec ... nha/843871

Eu faria um cheque na condição da rede elétrica, do seguinte modo:
Meça a tensão da tomada do PC com a copiadora ligada e sem a copiadora ligada. A diferença de tensão não deve ser superior a 5 Volts de maneira nenhuma. Se estiver caindo a rede mais do que 5 Volts ao ligar a copiadora, a rede está mal dimensionada, os parafusos dos disjuntores mal apertados, fiação fina, o que valha..

Espero que entendas meu posicionamento e, se quiseres podes levar essa resposta ao indagante..

Abraço..

Luiz André Faller
Fiquei muito agradecido pela ajuda dele e espero que seja útil à você.

Abraço e obrigado por participar do Guia da Obra ;)
Editado pela última vez por Leandro em 28 de Março de 2012 às 18:07, em um total de 2 vezes.
Razão: Acrescentando informações ao tópico...
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder