Como constatar a autenticidade de nota fiscal

Apostilas, Cursos, Tutoriais e Dicas de formação relacionadas à engenharia, arquitetura, urbanismo, construção civil e reformas.
Responder
marcones777
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 10
Registrado em: 20 de Dezembro de 2016 às 21:10
Localização: são paulo - SP
Atividade ou Profissão: decorador

Como constatar a autenticidade de nota fiscal

Mensagem por marcones777 »

A nota fiscal é um documento essencial para qualquer empresa.

Afinal, nela estão descritos das vendas ou prestação de serviços realizados pela empresa, o que influencia diretamente no cálculo e pagamento de impostos.

Não é segredo que é preciso ter um cuidado especial na hora de preencher suas notas fiscais para que elas não apresentem erros, já que mesmo pequenas falhas podem causar uma grande confusão contábil e tributária. Mas você sabia que notas fiscais falsas são infelizmente muito comuns?

Conhecidos popularmente como “notas frias”, esses documentos irregulares podem trazer muitas consequências ruins para seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar o passo a passo de como avaliar a autenticidade de suas notas fiscais e se manter seguro contra fraudes!

Onde verificar a autenticidade de suas notas fiscais?

O processo manual de verificação de notas fiscais eletrônicas não é complicado, mas pode variar de acordo com o tipo de documento que você pretende consultar. Veja como realizar o processo de verificação de autenticidade em cada um dos casos:

1. Verificação de NF-e


A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é aquela utilizada em transações entre pessoas jurídicas, ou seja, de empresa para empresa, pela prestação de serviços ou venda de produtos. A verificação de autenticidade pode ser feita de forma inteiramente online, seguindo os passos abaixo:

Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica;
Em “Serviços mais acessados”, clique no ícone “Consultar NF-e”;
Informe a chave de acesso da NF-e;
Cheque a autenticidade da sua nota!
Para fazer o download, é necessário realizar a validação com certificado digital.
👉 O que é a chave de acesso e como encontrar?
A chave de acesso é uma combinação de 44 dígitos, geralmente localizada na parte direita do DANFE, logo abaixo do código de barras. Cada nota fiscal possui um número diferente, justamente para permitir a rápida identificação.

2. Verificação de CT-e

O Conhecimento de Transporte Eletrônico é a nota fiscal emitida por empresas que fazem o transporte de passageiros ou cargas por qualquer meio (rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário ou dutoviário). A consulta da validade do CT-e é bem similar à da nota fiscal eletrônica e pode ser feita seguindo os passos abaixo:

Acesse o Portal de Conhecimento de Transporte Eletrônico;
Em “Serviços mais acessados”, clique no ícone “Consultar CT-e”;
Digite a chave de acesso do CT-e;
Acesse o documento!

3. Verificação de NFS-e

É a nota fiscal utilizada na comprovação de prestação de serviços. Pode ser emitida tanto de uma empresa para outra quanto de uma empresa para um cliente pessoa física.De fato, é assim que muitos profissionais autônomos emitem notas fiscais. A consulta da autenticidade de uma NFS-e depende da localidade e costuma ser um mecanismo à parte, disponibilizado no site das prefeituras.Em São Paulo, por exemplo, o recurso é chamado de “Nota do Milhão”.

4. Verificação de NFC-e

É a nota fiscal mais comum no varejo, sendo aquela que as empresas disponibilizam aos clientes. Você recebe notas fiscais ao consumidor eletrônicas (NFC-e) diariamente quando vai ao supermercado, farmácia ou qualquer outro estabelecimentos. Esse tipo de nota permite que o cliente identifique detalhes da transação, bem como o dia e horário da emissão. Além de apresentar um QR code, a NFC-e também conta com a chave de acesso: ambos os recursos podem ser utilizados na verificação de autenticidade de suas notas fiscais. A verificação desse tipo de nota fiscal, assim como a NFS-e, é local e acontece a partir do site da Secretaria da Fazenda específica de cada estado. Logo, pode ser resumido da seguinte forma:

Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado;
Localize o recurso “Consulta de NFC-e”;
Informe a chave de acesso.
Você também poderá realizar o procedimento de maneira mais rápida, apenas escaneando o QR Code com um aplicativo de celular compatível com a funcionalidade.

5. Verificação de MDF-e

A função do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é trazer, de maneira conjunta, os documentos fiscais da carga transportada a fim de diminuir o tempo necessário para a fiscalização de cada uma das informações no processo de transporte de mercadorias.Ele também é chamado de Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esse tipo de nota fiscal também possui uma chave de acesso e sua consulta pode ser realizada no Portal do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

Responder