Prática realizada com zinco poderia aumentar resistência do material em até 251,6%.
O uso da galvanização no aço para a construção civil aumenta a durabilidade das estruturas e permite economia em longo prazo. Essa foi a tese defendida por especialistas no Seminário Internacional de Galvanização e Metalização, realizado no dia 17 de novembro, em São Paulo.
Segundo Fabio Domingos Pannoni, da Gerdau, no Brasil a resistência do zinco é de 2,2% à 251,6% maior do que o aço sem proteção, dependendo da região do País. Já no exterior, o desempenho da corrosão atmosférica do zinco é ainda maior, variando de 12,2% a 364% a menos do que o aço. "Isso nos leva à conclusão de que, mesmo em situações críticas, a velocidade de corrosão do zinco em diversos ambientes é bastante lenta", disse Pannoni.
Outras vantagens da galvanização são vida longa do zinco sem manutenção, preparo superficial simplificado, velocidade de aplicação e pequena contaminação ambiental do produto. "O preço da galvanização, inicialmente, é mais caro do que a pintura convencional. Porém, durante a vida útil da construção, torna-se mais barata porque não é necessária tanta manutenção", destacou Rob White, engenheiro da Associação Internacional do Zinco (IZA na sigla em inglês), que também foi um dos palestrantes do evento.
Organizado pela Abraco (Associação Brasileira de Corrosão) e pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), com o apoio da Votorantim Metais Zinco, o Seminário Internacional de Galvanização e Metalização foi realizado no Instituto de Engenharia.
Matéria de Ana Paula Rocha - Conteúdo por Construção Mercado
Fonte: PINIweb
Especialistas defendem galvanização de aço
- Equipe GdO
- Moderador do fórum
- Mensagens: 991
- Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
- Localização: São Paulo - SP - Brasil
- Atividade ou Profissão: Notícias
- Contato: