Página 1 de 1

Mais de 900 operários discutem segurança e qualidade de vida

Enviado: 13 de Novembro de 2009 às 11:58
por Equipe GdO
Durante todo o dia, mais de 900 trabalhadores da construção civil estarão reunidos para discutir assuntos como prevenção de doenças ocupacionais, segurança do trabalho e qualidade de vida. O encontro, que acontecerá nesta sexta-feira (13.11) na Área de Lazer da Base Aérea de Campo Grande faz parte da Sipat (Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho), organizada pelas construtoras Plaenge e Vanguard Home.

O respeito às regras de segurança do trabalho, a alimentação saudável, o exercício físico, o equilíbrio emocional, o combate ao alcoolismo e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis serão alguns pontos em debate com os trabalhadores. Os temas serão apresentados por meio de recursos lúdicos, como peças teatrais, gincanas e bate-papos com profissionais da saúde. “O encontro terá diversos momentos, tudo feito de forma bastante descontraída para ser um dia agradável e de muita reflexão”, afirma a técnica de segurança do trabalho, Ilka Bueno.

O primeiro momento da Sipat terá a participação da presidente da AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), Miriam Comparim Correa que falará sobre o trabalho da instituição. A seguir, os trabalhadores vão discutir sobre o trânsito e a direção defensiva durante a palestra “Educação no Trânsito”. O tema será apresentado pelas professoras Edileusa Ferreira Gonçalves e Ausdy Nazareth Castro dos Santos que pretendem alertar, principalmente, os motociclistas quanto a importância do respeito às regras de trânsito. Nas obras, quase 50% dos trabalhadores se locomovem para o trabalho por meio de bicicletas e motocicletas.

Teatro e bom humor

Por meio do humor e da arte-educação, o Grupo Aplausos & Cia trará aos participantes a mensagem da prevenção de doenças ocupacionais, alcoolismo e drogas e doenças sexualmente transmissíveis e Aids com esquetes interativas. “O recurso lúdico é muito satisfatório porque os trabalhadores são orientados sobre assuntos sérios de uma forma mais descontraída que ajuda a memorizar os temas”, comenta Ilka Bueno. Já a saúde bucal será um dos elementos reforçados aos trabalhadores pela especialista Soraya Rilffee para dar continuidade às palestras com enfoque social, a psicóloga Ruth Vieira dos Santos Mesquita abordará questões referentes ao núcleo familiar, com a palestra “Educação Familiar”.

A segurança dos trabalhadores na construção civil terá ainda o enfoque na área da eletricidade. O engenheiro de segurança Cleiton de Oliveira Castro com a palestra “Segurança com Eletricidade” mostrará os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. Esse tema foi apresentado na abertura da IV Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), na quarta-feira (11.11) no canteiro de obras do Edifício Evidence Prime e será reforçado a todos os trabalhadores dos canteiros de obras da Plaenge e Vanguard Home.

A parte da tarde será reservada às ações sociais, educativas e de entretenimento com gincanas, jogos, bingo e futebol. “Esse momento de recreação é muito importante para a integração dos trabalhadores que terão a oportunidade de trocar ideias e experiências” comenta Ilka. Ao longo do dia serão feitas atividades sociais e de atendimento preventivo à saúde com exames de acuidade visual e de aferição de pressão arterial.

Fonte: MS Notícias