Página 1 de 1

Vidro desperta interesse de arquitetos sustentáveis

Enviado: 02 de Novembro de 2009 às 21:07
por Equipe GdO
Por ser um produto ecologicamente correto, ou seja, com grande potencial de reutilização, o vidro tem despertado interesse de arquitetos que trabalham com projetos sustentáveis, porque além de poder ser reciclado também confere sofisticação, sensação de amplitude aos ambientes e uma grande flexibilidade na utilização.

[center]Imagem[/center]

Um exemplo destes profissionais é a arquiteta Marangoni, que acaba de conquistar a premiação com o melhor projeto sustentável da Casa Cor Campinas 2009. Além do prêmio na categoria Sustentável, o projeto da arquiteta, que levou o nome de “Casa Kids sustentável”, foi o único que mereceu lugar permanente no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, onde foi realizado o evento. De acordo com a arquiteta, o vidro teve uma parcela significativa na conquista da premiação.

“Em seu potencial para re-utilização, durabilidade e exigências de manutenção, além de desempenho ambiental e estético, o vidro é fantástico”, afirma Renata, que além dos vidros fornecidos pela Divinal Vidros, utilizou apenas materiais recicláveis e naturais, como plantas já existentes no local, pneus recicláveis que viraram pufes e embalagens Tetra Park que se transformaram em telhas da casa. “A Divinal Vidros ajudou a compor o projeto em seu aspecto lúdico e tecnológico, já que os vidros curvos fornecidos foram usados como revestimento de uma cúpula, que no projeto simbolizava o elemento Ar que nos leva à reflexão”, afirmou a profissional, que utilizou os principais elementos para idealizar sua obra.

Para José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, distribuidora no atacado e no varejo de vidros para construção civil, a procura por vidros de todos os tipos tem sido cada vez maior com a necessidade e a tendência de se optar por materiais ecologicamente corretos. “O Vidro é um material limpo na sua produção, oferece potencial de iluminação natural que ajuda a economizar energia elétrica, além de atualmente termos opções de vidros de controle solar, termo-acústicos, tudo para contribuir com menores impactos com meio-ambiente”, afirma José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, presente no mercado desde 1953.

Fonte: Jornal O Debate