Gerdau retoma investimentos em Ouro Branco, Minas Gerais

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Gerdau retoma investimentos em Ouro Branco, Minas Gerais

Mensagem por Equipe GdO »

A Gerdau informou hoje que retomou o projeto de instalação do laminador de chapas grossas na usina siderúrgica Gerdau Açominas, em Ouro Branco (MG). O valor do projeto, que havia sido adiado devido à crise no consumo de aço, é de R$ 1,75 bilhão. A implantação do laminador de chapas grossas marcará o início da produção de aços planos pela siderúrgica no Brasil. Atualmente, a Gerdau produz aços planos nos Estados Unidos, além de comercializá-los no Brasil, por meio da Comercial Gerdau.

O valor do investimento faz parte do plano global de investimentos de R$ 6,3 bilhões anunciado pela empresa para os próximos anos. "O mercado brasileiro está apresentando gradual retomada da demanda por aço, e as expectativas para os próximos anos são muito positivas, o que nos levou a decidir pela ampliação da nossa linha de produtos no Brasil, com o início da produção de chapas grossas", afirmou, em comunicado, o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André Gerdau Johannpeter. Neste mês, foram divulgadas, para potenciais fornecedores do Brasil e do exterior, as cartas-convite com as especificações técnicas do equipamento. O laminador de chapas grossas terá capacidade instalada de um milhão de toneladas por ano, com possibilidade de futuras expansões, e sua entrada em operação está programada para o fim de 2012. As obras de instalação devem ser iniciadas em 2010, estendendo-se até 2012, sendo que, no pico da obra, devem ser gerados quatro mil empregos temporários, conforme a companhia. Além disso, 420 novas vagas permanentes devem ser criadas para a operação do novo equipamento. De acordo com a Gerdau, o principal foco do investimento é o mercado interno, especialmente para o segmento petrolífero, seguido da indústria naval, da construção civil (construção metálica) e de equipamentos pesados (máquinas e implementos).

O excedente de produção será destinado à exportação para os demais países da América Latina. A matéria-prima para a produção de chapas grossas - as placas de aço - começou a ser fabricada a partir de julho na Gerdau Açominas, com a entrada em operação do lingotamento contínuo de placas, cuja capacidade instalada é de 1,5 milhão de toneladas por ano.

Fonte: Portal Exame / Agência Estado
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem