Projeto retira entulhos da construção civil

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Projeto retira entulhos da construção civil

Mensagem por Equipe GdO »

[center]Em Maringá, os pequenos gerados de entulhos da construção civil
jogam este tipo de lixo geralmente em fundos de vale,
terrenos baldios ou áreas públicas


Construção do primeiro depósito para receber lixo da construção civil
Imagem
Foto: Allan Nascimento[/center]
[justify]Em Maringá, os pequenos gerados de entulhos da construção civil jogam este tipo de lixo geralmente em fundos de vale, terrenos baldios ou áreas públicas. Pelo menos 500 toneladas são recolhidas mensalmente pela prefeitura.

Esta prática, no entanto, está com os dias contados. Primeiro, porque a prefeitura deve concluir, em menos de um mês, um projeto piloto para receber os entulhos produzidos pelos pequenos gerados, ou seja, até 2 metros cúbicos por obra – reforma, ampliação etc.

O segundo inibidor será a criação de uma força tarefa, reunindo a Secretaria de Serviços Públicos, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Força Verde, que estará fiscalizando este tipo de atividade ilegal. “Quem for pego depositando estes entulhos será multado e terá o seu veículo apreendido”, avisa o secretário de Serviços Públicos, Vagner Mússio. A multa vai de R$ 500 a R$ 5 milhões.

Este projeto piloto que está sendo construído em uma área de mais de 2 mil metros quadrados, consiste em um depósito municipal equipado com caçambas para separar todo o tipo de lixo, triturador de galho e do entulho, que será transformado em brita para a pavimentação de estradas rurais.

O primeiro projeto funcionará nas proximidades do Jardim Diamante. A partir deste, serão construídos outros três, espalhados por diversas áreas da cidade. “Acreditamos, no entanto, que a cidade precisará de 10 a 15 destes”, comenta o secretário.

Esta ação do município atende à Resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que trata da destinação dos resíduos industriais.

Já os grandes gerados da construção civil, segundo Mussio, possuem como local para destinar os entulhos, as pedreiras Mauá e Ingá.

Por Reginaldo Eloi (CHN)[/justify]
Fonte: HNews
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem