Página 1 de 1

Tapumes se transformam em telas para artistas

Enviado: 22 de Setembro de 2009 às 09:05
por Equipe GdO
Iniciativa do Sinduscon incentiva o uso das proteções de obras (tapumes) para as pinturas em Porto Alegre

Um projeto envolvendo 10 artistas plásticos pretende transformar um cenário comum da Capital em obra de arte. Cobertos por cartazes, descascados pelas intempéries ou, na melhor das hipóteses, brancos de cal por algum tempo, tapumes serão transformados em painéis para diferentes pinturas. Na primeira etapa, 20 deles serão transformados em arte.

O primeiro começou a mudar de cara ontem, na esquina das ruas Anita Garibaldi com a Lucas de Oliveira, em um terreno da Saute Engenharia e Construções. Com cerca de 200 metros quadrados, o tapume deve ser concluído na quinta-feira. O projeto Arte Urbana, é promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon/RS), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e com o apoio de artistas.

– Há dois ou três anos, o Ministério Público iniciou esse projeto, mas não foi adiante. Resolvemos retomá-lo porque também é uma forma de combater as pichações – afirma o presidente eleito do sindicato, Paulo Vanzetto Garcia.

Vinte pontos já foram escolhidos e serão pintados

Por enquanto, quatro pontos da Capital foram escolhidos para receber a pintura. Outros 16 ainda serão definidos para a primeira etapa do projeto. A ideia é sentir a resposta da comunidade à iniciativa e ampliá-la para mais tapumes. Segundo Garcia, o processo não é fácil. Primeiro, é preciso entrar em contato com cada construtora para apresentar o projeto e mostrar que as pinturas só trazem benefício para a imagem da obra. Ele espera que a iniciativa seja adotada por outros segmentos e acabe mudando a cara de muros e demais fachadas de inúmeros empreendimentos na Capital.

Os artistas responsáveis pelo trabalho são Luis Flavio “Trampo” e Nina Moraes, que também é curadora da iniciativa. Ontem, eles começaram a dar vida a um tapume, com a pintura de fundo. Hoje, devem começar a colocar na tela gigante os primeiros personagens.

Segundo os pintores, não existe uma ideia fixa para cada trabalho, depende da criatividade. Depois de prontos, os murais serão fotografados para uma mostra.

– A arte urbana é um movimento amplo, com uma série de formas de expressão. O trabalho que vamos desenvolver é uma delas, e as pessoas passam pela gente e reconhecem o trabalho. Este primeiro tapume é grande, por isso estamos prevendo uns quatro dias para concluí-lo. Mas na média, usaremos dois dias para cada pintura – afirma Nina.

Fonte: Zero Hora

Comente o texto acima, sua opinião é muito importante para nós.