Obras públicas impulsionam empregos na construção civil

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Obras públicas impulsionam empregos na construção civil

Mensagem por Equipe GdO »

[center]Imagem
Construção civil foi setor com maior número de contratações no 1º semestre
(Haroldo Abrantes / Agência A TARDE)[/center]
Impulsionada por obras de infraestrutura tocadas pelo poder público, a construção civil superou no período de janeiro a julho de 2009 o saldo de empregos gerados no mesmo período do ano passado. Mesmo com a crise econômica, que reduziu o acesso a crédito e freou novos investimentos, foram criadas 10.426 novas vagas no setor, um crescimento de 1,28% em relação a 2008. Os dados, que contabilizam apenas os empregos formais, fazem parte do Mapa do Emprego na Construção Civil, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Os bons resultados da construção civil do Estado saltam ainda mais aos olhos quando são confrontados com cenário nacional. Enquanto na Bahia, o setor cresceu 6% em participação no Produto Interno Bruto (PIB), no País o resultado foi inverso, com queda de 9,8%. De acordo om o coordenador de pesquisas sociais da SEI, Laumar Neves, os dados são surpreendentes. “Quando a crise eclodiu, em setembro de 2008, houve uma escassez de crédito que dificultava o financiamento. Por isso, não tínhamos expectativa um cenário semelhante ao do ano passado, em que foi gerado um número substancial de postos de trabalho”, diz.

A explicação para este crescimento expressivo está na realização de obras públicas no Estado, capitaneada pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Responsável por 55,9% das novas vagas, o segmento da infraestrutura tem se destacado através de obras em dois setores: o de saneamento básico, com intervenções em Salvador e interior, e de logística, com obras como Via Expressa Baía de Todos-os-Santos e a finalização do metrô da capital.

Setor imobiliário - Por outro lado, o levantamento mostra retração no número de empregos gerados com a construção de edifícios. Em 2008, foram 4.630 vagas neste segmento, enquanto este ano foram apenas 2.561 postos de trabalho. Um resultado que revela uma redução da fatia das obras privadas na geração de empregos na construção.

Na avaliação do presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Vicente Mattos, este segmento entrou em crise com a escassez de financiamento, que freou o lançamento de novos empreendimentos. No entanto, ele ressalta que acredita numa recuperação. “Este segmento ganhará um impulso maior a partir de outubro, quando deverá deslanchar o programa Minha Casa, Minha Vida”, avalia.

De acordo com Laumar Neves, da SEI, grande parte dos empregos gerados este ano na construção de edifícios é de unidades lançadas ao longo do ano passado: “É um efeito retardado do setor, que teve um desempenho excepcional no ano passado”. Dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) apontam o lançamento de 17.376 novas unidades habitacionais em 2008, um incremento de 91,6% em relação ano anterior.

Por João Pedro Pitombo, do A TARDE

Fonte: A Tarde Online

Comente o texto acima, sua opinião é muito importante para nós.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder