Página 1 de 1

Tecnologia nas construções

Enviado: 16 de Agosto de 2009 às 21:12
por Equipe GdO
[center]Acessórios para máquinas e equipamentos do setor construtivo otimizam as obras, com novos processos que as tornam mais práticas e eficientes

Fotos: Getefer/Divulgação
Imagem[/center][center]Caçamba processadora Allu transforma escavadeiras e carregadeiras em verdadeiras máquinas multiuso[/center]
Os equipamentos de produção e projeção de concreto sempre foram destaque nas vitrines da construção civil. Mas um implemento robusto, de elevada tecnologia para a remoção do material, é um sistema até então inédito no setor. Chega ao mercado uma novidade que pode ser utilizada em situações onde os métodos convencionais costuman não ser adequados ou ter custo elevado. A fresadora de concreto Erkat é um equipamento flexível, silencioso e de mínimas vibrações. Distribuída no Brasil pela Getefer, está disponível em 10 modelos diferentes, aliando boa velocidade de rotação e estabilidade suave da fresa no trabalho para as mais variadas aplicações.

De acordo com o diretor executivo da Getefer, José Luiz Trottenberg, o sistema modular dessa fresadora pode ser adaptado a diferentes condições da obra, graças à mobilidade dos dentes das cabeças de corte e dos motores hidráulicos. "Com uma capacidade de fresagem de até 8m³ por hora, o modelo ER 1200-1 pode abrir uma vala de 1,20m de largura e 5m de profundidade, ou até mesmo fazer trabalhos de canalização em pedra", exemplifica. "Na Áustria, por exemplo, observamos o modelo ER 1500-1 montado em uma escavadeira telescópica de 38 ton para retirada do revestimento de um túnel. Um outro modelo, o ER 1500-3 XXL, trabalhou com cuidado na remoção de concreto contaminado de um edifício, alcançando uma capacidade de aproximadamente 40m²/h", descreve.

[center]Leia mais sobre máquinas e equipamentos para construção:
Feira dos pesos pesados[/center]
O equipamento com cabeça de corte na transversal é indicado para aplicações em construção de túneis, canais, obras de engenharia civil e demolição. Já a fresadora com cabeça de corte na longitudinal é mais adequada para trabalhos em engenharia civil, túneis e retirada de concreto. O sistema de transmissão robusto é acionado por motores hidráulicos rotativos, com engrenagens revestidas para suportar aplicações mais complicadas.

[center]Imagem Veja fotos de equipamentos apresentados em megafeira em SP[/center]
As cabeças de remoção de concreto do interior de túneis estão entre as novidades desenvolvidas pela Erkat, dotadas de um formato arredondado adequado para esta aplicação. Ainda de acordo com Trottenberg, a fresadora pode ser utilizada em trabalhos especiais de engenharia civil e subaquáticas. "Montada em uma escavadeira, o modelo ER 600-2 pode fresar barro viscoso até 500m da margem de rios, lagos ou mares. Já a ER 400-2L, por exemplo, pode receber implemento para se transformar em uma perfuratriz, podendo realizar furos até um diâmetro de 600mm e profundidade de 2500mm", explica.

Outro acessório que pretende otimizar os processos da construção civil é a caçamba processadora Allu, também da Getefer, específica para trasformar escavadeiras e carregadeiras em verdadeiras usinas. O equipamento pode substituir peneiras, trituradores e alimentadores móveis, ou até mesmo ser utilizado como dispositivo de processamento prévio para as máquinas. No setor de mineração, construção civil e meio ambiente, a caçamba é utilizada para processar diferentes tipos de materiais. Durante o trabalho, pode fazer simultaneamente uma série de operações com diferentes materiais: separa, tritura, pulveriza, areja, combina, mistura, estabiliza, transporta, alimenta e carrega, sejam solos de superfície para gasodutos ou solos contaminados, gessos, argilas, material de demolição, asfalto, escória, turfa, casca de árvore, compostos, lixo biológico, material de compostagem ou vidro.

[center]Imagem
Fresadora de concreto Erkat e compactador estaqueador vibratório Estapac, da Getefer[/center]
"Ao ser utilizada em projetos de instalação de tubulações, como por exemplo em gasodutos, o material extraído da escavação é peneirado pela caçamba e trabalhado diretamente na vala, sem a necessidade de transportá-lo para outro local", continua Trottenberg. "A economia é garantida com a produtividade, já que não há necessidade de se adquirir material mais fino e limpo para ser despejado sobre a tubulação, reduzindo o tráfego no local, gastos com material e equipamentos".

[center]TUBULAÇÃO[/center]
A empresa também disponibiliza um novo equipamento para compactação de valas, taludes ou estaqueamento, processos muitas vezes necessários em obras metropolitanas, em especial em trabalhos de tubulações subterrâneas. O compactador estaqueador vibratório Estapac pode ser acoplado no lugar da caçamba das máquinas para atuar tanto como compactador de valas como bate estacas.

De alto impulso, o Estapac produz elevada força de impacto, quando apropriadamente controlado, além de alta frequência de vibração, com 2 mil ciclos por minuto, para um efeito máximo na compactação de materiais granulados. "O rendimento é ideal na comptactação de materiais argilosos, em camadas de 30cm a 90cm, dependendo da composição, e em materiais granulados, em camadas de 60cm a 1,60cm", explica o diretor executivo da Getefer, Permínio Amorim.

Ao ser utilizado como estaqueador, o Estapac emprega força de impulso, pressão para baixo e freqüência/vibração. Chapas de contenção, chapas estacas, vigas H ou I podem ser estaqueadas em grande variedade de solos, inclusive areia fina e solos rochosos.

"Testes de escavação demonstram não ter havido deflexão nas chapas ou estacas quando o Estapac é usado em solos rochosos", diz Amorim. Nos solos argilosos (com umidade), argila arenosa, barro arenoso ou barro preto, o equipamento é colocado sobre a estaca e a pressão é aplicada para baixo.

Matéria de Joana Gontijo - Lugar Certo

Fonte: Lugar Certo.com.br