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SP: Megatatuzão escava e constrói túnel do Metrô da capital

Enviado: 18 de Junho de 2009 às 18:58
por Equipe GdO
A tuneladora (máquina que faz túneis) do tipo shield EPB (escavadeira de terra de pressão balanceada), também chamada de Tatuzão, de origem alemã, custou cerca de 30 milhões de Euros ao Consórcio Via Amarela (formado pelas empresas Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão e Alstom, contanto com 5.300 funcionários).

Pesando 1.800 toneladas e medindo 75 metros de comprimento, chegou desmontado em São Paulo e foi necessário um comboio de 24 carretas para o transporte dos maiores componentes, além de 82 contêineres. Para produzir os 4.500 anéis necessários ao túnel da linha 4, foi montada uma fábrica no pátio de obras da Vila Hamburguesa.
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O Tatuzão utiliza uma potência de 5.400kVA, algo equivalente à energia usada em uma cidade de 40.000 habitantes. Para se ter uma idéia da produção de escavação, a camada dianteira do equipamento já engoliu 1,2 milhão de metros cúbicos de areia e argila até agora na construção do túnel do metrô.

O início dos trabalhos de deu em março de 2007 na estação Faria Lima e prevê-se o término em julho de 2009, quando terá escavado cerca de 7,5 quilômetros de túneis.

O processo de escavação do túnel, que mede 10 metros de diâmetro, acontece a uma profundidade média de 30 metros. Ao mesmo tempo que perfura o solo, a uma velocidade média de 20 metros por dia, ele instala o revestimento estrutural definitivo com anéis pré-fabricados de concreto e fibras de aço (método mais indicado para o solo encontrado na região).

A Linha 4 (Amarela) ligará o bairro da Luz ao bairro da Vila Sônia passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Ao longo da extensão de 12,8 quilômetros estarão presentes 11 estações (Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Mackenzie-Higienópolis, República e Luz), e todo trajeto será subterrâneo. Espera-se a solução dos problemas de trânsito e deslocamento da população da cidade pois prevê-se o transporte diário de 970 mil passageiros, fazendo integração de todas as linhas do Metrô, terminais de ônibus e linhas férreas da CPTM.

A interligação das linhas de Metrô será feita da seguinte forma:
  • Com a Linha 1 (Azul): Na Estação da Luz;
  • Com a Linha 2 (Verde): Na Estação Paulista;
  • Com a Linha 3 (Vermelha): Na Estação República.
O valor investido na construção é de R$ 2,3 bilhões. Ao longo dos 12,8 km de extensão, a Linha 4 (Amarela) tem 25 canteiros de obras. No mês de abril foram concluídos 85% da obra física, o que nos permite afirmar que as seis estações da primeira fase serão entregues até 2010, sendo elas: Butantã, Faria Lima, Paulista, Luz, República e Pinheiros. Em 2012 serão entregues as estações Higienópolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Fonte: Revista Eae Máquinas n.° 42 - 2009