Mulheres pedreiras iniciam trabalhos na construção...

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Mulheres pedreiras iniciam trabalhos na construção...

Mensagem por Equipe GdO »

O Programa é uma ação afirmativa para a inserção das mulheres no mundo do trabalho.

Imagem

“Fiquei tão ansiosa na última segunda-feira (6), que nem consegui dormir direito”. Os risos compartilhados das colegas fizeram coro ao discurso de Liduína Arcelino dos Reis, que na terça-feira (7) começou a trabalhar na empresa que executa a obra do hospital da mulher. Ao fim de seu primeiro dia de trabalho no canteiro de obras do Hospital da Mulher de Fortaleza, que está sendo construído no bairro Jockey Clube, as novas contratadas pelo Programa Mulheres Pedreiras participaram do segundo seminário do projeto.

Na última terça-feira, 7 de abril, seis pedreiras foram integradas à nova frente de serviço aberta pela Planova Planejamento S/A, empresa responsável pela obra.

Além de Liduína, também começaram a atuar na obra Veroneide de Paula, Cátia Martins, Maria Vieira, Rosilene Nunes e Maria Aparecida Lopes. “Gostei desse primeiro dia. É muito bom trabalhar aqui”, disse Maria Vieira. Ainda na terça-feira, ao fim do expediente no canteiro, outras sete mulheres pedreiras participaram do seminário junto à equipe do Projeto Hospital da Mulher.

As seis pedreiras recém-contratadas, juntamente com outro grupo de mulheres que aguardam contratação, já vêm participando do Programa, que inclui treinamentos, trocas de experiências e discussões acerca de temas como: inserção das mulheres no mercado de trabalho; saúde reprodutiva da mulher e questões de gênero. Entre março e abril, elas já participaram de três encontros e seminários.

“Achamos essa idéia muito legal. Em São Paulo, por exemplo, nunca nos fizeram essa solicitação. Aqui no Hospital da Mulher, o vestiário feminino foi feito desde o início do canteiro de obras”, afirmou Rodrigo Chahad, um dos engenheiros da Planova, em seu primeiro encontro com as mulheres pedreiras, em uma reunião com a coordenação do Projeto para pactuar a contratação das novas funcionárias.

Para a coordenadora do Projeto Hospital da Mulher de Fortaleza, Lourdes Góes, incluir as mulheres em todos os espaços é uma preocupação da Prefeitura. “E do ponto de vista do Hospital da Mulher, para nós isso é extremamente simbólico”, comemora a assessora técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura, Raquel Viana.

O Programa Mulheres Pedreiras é uma realização da Coordenadoria do Projeto Hospital da Mulher de Fortaleza, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O Programa é uma ação afirmativa sobre a inserção das mulheres no mundo do trabalho, rompendo com a segregação ocupacional. Ao todo, 13 mulheres foram cadastradas na obra para aguardar frentes de serviço – as primeiras seis iniciaram os trabalhos no dia 7 de abril.

As mulheres pedreiras estão inseridas em um projeto maior, com oficinas de auto-estima, prevenção de violência doméstica e sexual. Também estão programadas atividades de prevenção, no mesmo foco, com os homens lotados na obra, de modo a assegurar a integridade física, emocional e psicológica das mulheres pedreiras. O lançamento oficial do programa está previsto para a esta semana.

Fonte:
- Prefeitura Municipal de Fortaleza
- AVOL ( http://www.antonioviana.com.br/2009/sit ... p?id=55534 )
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem