Resíduos da construção civil terão destino certo

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Resíduos da construção civil terão destino certo

Mensagem por Equipe GdO »

O promotor de Meio Ambiente, Carlos Valera, disse nesta quarta-feira (8), durante reunião com secretários municipais, que vai exigir medidas imediatas para acabar com os problemas ambientais criados pelo despejo de resíduos da construção civil por toda a cidade. A declaração foi feita após palestra do engenheiro civil Humberto Martins Scandiuzzi, a convite da Prefeitura de Uberaba, sobre a experiência de São José do Rio Preto (SP) com a criação do sistema de manejo e gestão de entulhos.

Carlos Valera afirmou que o Ministério Público tem sido compreensivo com o problema causado ao meio ambiente pelos dejetos da construção civil e pretende não tolerar mais a situação. “Vamos exigir medidas imediatas”, reafirmou ele dizendo que o prefeito Anderson Adauto tem o mesmo pensamento e daí a necessidade de se chegar a um termo de ajustamento com os envolvidos no processo, como construtoras, caçambeiros, carroceiros e Poder Público, dentre outros, para o cumprimento da legislação a todo custo.

O especialista Humberto Martins descreveu as dificuldades enfrentadas em São José do Rio Preto para implantação do sistema de gestão dos resíduos sólidos. Ele destacou a importância dos parceiros privados e da própria comunidade para que o projeto desse certo. Hoje, os entulhos da construção servem para produção de tubos, bloquetes, meio-fios, bancos e outros produtos que acabaram sendo empregados em benefício da população carente. Até mesmo ruas são regularizadas com a compostagem do material reciclado pela central de reciclagem.

O secretário municipal de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, afirmou a preocupação da administração pública em buscar uma solução para o problema gerado pelo entulho da construção. Destacou a necessidade de envolvimento dos parceiros, para que o sistema de reaproveitamento do entulho realmente funcione.

Ainda participaram da reunião os secretários de Trânsito, Transportes e Segurança (Settrans), Karin Abud Mauad; de Meio Ambiente, José Luiz Barbieri; subsecretários e servidores das pastas envolvidas, inclusive de Governo e Procuradoria-Geral do Município.

Fonte: Jornal de Uberaba ( http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU ... ODIGO=5860 )
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem