Shopping de Belém investe em tecnologia construtiva

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Déborah Santos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 13
Registrado em: 05 de Outubro de 2011 às 16:36
Localização: BH/MG
Atividade ou Profissão: Assessora de Imprensa

Shopping de Belém investe em tecnologia construtiva

Mensagem por Déborah Santos »

O Parque Shopping Belém utiliza tecnologia especial da Oeste Formas para reduzir a produção de resíduos e cumprir o prazo de inauguração

A ascensão da classe C e as configurações econômicas atuais têm favorecido importantes investimentos no comércio por todo país. Seguindo esta tendência a Status Construções, Aliansce Shopping Centers e Cyrela Commercial Properties (CCP) estão trabalhando em um novo projeto, o Parque Shopping Belém. Em um empreendimento diferenciado, o primeiro Shopping horizontal da capital paraense traz grandes novidades ao mercado, como a utilização de tecnologias inteligentes da construção, que favorecem a potencialização de recursos, e a determinação da data de inauguração do complexo comercial, prática incomum na construção civil, devido às interferências externas que podem atrasar o cronograma de obras.

Na viabilização desse projeto arrojado foram integradas as principais inovações da construção civil, capazes de aliar economia e a preservação de recursos naturais. Desenvolvido com uma estrutura enxuta, o Parque Shopping Belém consegue otimizar seus custos operacionais e aproveitar por mais tempo a iluminação natural, reduzindo assim o consumo de energia. A preocupação com o aproveitamento de recursos extrapolou os limites do projeto arquitetônico e foi incorporada a etapa de edificação, a partir da utilização do sistema de escoramentos e cimbramento da Oeste Formas, capaz de tornar a obra mais rápida de forma sustentável.

A cada dia que passa a agilidade de entrega de uma obra se torna fator primordial em um empreendimento. Por isso, a busca por soluções que atendam a esta demanda do mercado crescem e a utilização de tecnologias construtivas se torna tendência. Na obra do Parque Shopping, o sistema de escoramento e cimbramento em alumínio reduz em 70% a produção de resíduos, diminuindo, consideravelmente, a utilização de vigas de madeira e tornando mais fácil o manuseio dos equipamentos. “Os responsáveis pelo empreendimento lançaram o desafio de entregar o Shopping dentro do prazo estipulado priorizando a preservação de recursos naturais. Por isso, indicamos essa tecnologia que potencializa em até 50% a performance”, afirma Rodrigo Felício, administrador da Oeste Formas, que encerra amanhã sua participação na obra. “Durante seis meses nossos produtos auxiliaram a estruturação do edifício e percebemos que a possibilidade de desenformar as lajes em até dois dias foi o principal diferencial dessa obra, trazendo mais economia e agilidade para a construção”.

A evolução do empreendimento, lançado oficialmente em agosto, já pode ser percebida a olhos nus e a expectativa para sua inauguração, no dia 25 de abril, aumenta em cada etapa finalizada. Mas a abertura do complexo de compras não significa a conclusão do projeto, pelo contrário, é apenas o primeiro passo. Segundo os responsáveis pelo Parque Shopping, o espaço foi projetado para integrar, futuramente, duas torres residenciais, em um empreendimento ousado que promete se tornar tendência em outras cidades.

Com cerca de 2 milhões de habitantes e ocupando a 3º colocação no ranking Norte e Nordeste de gastos das famílias com bens, como roupas, calçados e eletrodoméstico, Belém está entre as principais capitais do Brasil em potencial de consumo. Por isso, a construção do Parque Shopping está sendo acompanhada de perto por cerca de 40 mil habitantes da região, que identificam no empreendimento mais uma opção de entretenimento para a cidade. Além de importantes lojas, como C&A, Centauro, Claro e Riachuelo, o centro comercial oferece uma infraestrutura completa de lazer e conforto aos consumidores.

O Parque Shopping Belém conta com uma área total de 60 mil metros quadrados e locou da Oeste Formas 600 toneladas do sistema de escoramento e cimbriamento metálico. Cerca de 28 mil metros quadrados do empreendimento são de área Bruta Locável (ABL) que sediará 200 lojas, sendo seis âncoras e cinco megalojas, praça de alimentação com mais de 15 operações, restaurantes, sete salas de cinema, área de entretenimento e estacionamento projetado para 1.700 vagas veículos.

Sobre a Oeste Formas

A Oeste Formas desenvolve, há mais de 30 anos, sistemas de formas e escoramentos para a construção civil. Atua em todo o Brasil e está presente, atualmente, em 10 Estados (Amazonas, Distrito Federal, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro). Em 2010, a Oeste participou de 380 obras por todo o País. Já em 2011, a empresa garantiu participação em mais de 120 obras pelo Brasil.

Rede Comunicação de Resultado
Flávia Rios

Informações para a imprensa:
Déborah Santos
(31) 2555 5050 / (31) 8883-6737
deborah@redecomunicacao.com

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem