2010 promete ser o ano da construção civil no Ceará

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

2010 promete ser o ano da construção civil no Ceará

Mensagem por Equipe GdO »

O ano que bate à porta traz a perspectiva de "decolagem" do Minha Casa, Minha Vida e de várias outras obras

2009 chega ao fim marcado como um ano de oportunidades para as construtoras com atuação no mercado cearense, na verdade, um dos melhores intervalos de 12 meses para a Construção Civil. O setor deverá fechar com crescimento de 10% ante 2008, segundo prevê o vice presidente da Área Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro.

Ele lembra que ações do Governo Federal como a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção e o anúncio do Programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, trouxeram ânimo extra ao setor.

Mas, o que o aguarda o setor em 2010? André Montenegro responde: "Estamos muito otimistas. Será o ano da construção. O Minha Casa, Minha Vida deverá decolar com a construção de 52 mil unidades habitacionais no Ceará. Tem ainda a perspectiva de avanço de várias grandes obras no Estado, como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), hospitais no interior, estradas, o Centro Multifuncional de Eventos e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); além do Acquario Ceará que deverá sair do papel", salienta.

Necessidade de insumos
Segundo ele, o grande desafio é que os fornecedores continuem suprindo o mercado, principalmente com cimento, aço, cerâmica e materiais hidrosanitários. "Esperamos que a indústria de base realmente se estruture para suprir nossas atividades que devem estar bem aquecidas neste ano que está chegando", frisa Montenegro.

Com relação aos empreendimentos privados, ele classifica 2009 como um ano "sensacional", onde tudo que se lançou, foi vendido, devido ao aumento da oferta de crédito no Estado. O foco na classe C também foi a tona do ano que chega ao fim e deve perdurar em 2010.

"A melhora no poder aquisitivo dessas pessoas, aliado à diminuição dos juros e o aumento do prazo de pagamento fez as prestações caberem no orçamento mensal", comenta o vice presidente do Sinduscon/CE.

Marquise
Para a Construtora Marquise, o ano que está terminando foi marcante. Eleita pelo Sinduscon-CE como Construtora do Ano, a empresa teve também seu presidente técnico comercial, Erivaldo Arraes, escolhido como Construtor do Ano.

Na área de incorporação de imóveis, a Marquise tem hoje três lançamentos próprios que em 2009 iniciaram sua fase de construção: Gran Parc Condomínio, próximo à entrada do Beach Park; Centurion Business Center, em frente a Praça Portugal, na Aldeota; e Residencial Atlantis, na Av. Beira-Mar. Este último, que é uma torre residencial de 20 pavimentos, vista para o mar e alto padrão de acabamento com oito opções de planta, teve suas obras iniciadas em dezembro. Um lote especial com as coberturas duplex foi guardado para janeiro. Também para 2010, a construtora prepara sete lançamentos na Capital e no Porto das Dunas.

Na construção civil, a Marquise responde por obras públicas no Nordeste, dentre elas, a ampliação do Porto do Pecém. Orçada em R$ 300 milhões, em execução, prevendo a ampliação da ponte de acesso ao terminal, o prolongamento do quebra-mar e a construção de mais dois berços de atracação.

Diagonal e Rossi
A parceria Diagonal e Rossi comemora o sucesso dos empreendimentos lançados em Fortaleza e já anuncia cinco novos empreendimentos para 2010. Os investimentos se estenderão ao município de Aquiraz e a áreas como os bairros de Messejana, Praia do Futuro, Cidade dos Funcionários e Henrique Jorge.

"O ano de 2010 será de expansão para a Rossi em Fortaleza. A previsão é de que 50% dos lançamentos sejam voltados ao segmento econômico", afirma o diretor da Regional Nordeste da empresa, Rubens Pereira Júnior. Alguns deles, estão enquadrados no Minha Casa, Minha Vida. Logo no começo de 2010 terá início as obras do Navegantes Residencial, no bairro de Jacarecanga e que tem como diferencial ofertar o metro quadrado com vista para o mar mais barato de Fortaleza.

Com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 27,7 milhões, o empreendimento lançado em 2009 terá três plantas e será composto por duas torres, com infraestrutura de lazer. Para o 2º semestre de 2010 está prevista a entrega dos dois primeiros condomínios do Terraços Praças Residenciais, localizado na Cidade dos Funcionários e com um VGV de R$ 60 milhões.

Magis Incorporadora
A Magis Incorporadora também avalia 2009 como um ano positivo. A construtora manteve o foco no segmento econômico e, mesmo em período de incertezas com a crise internacional, continuou comprando terrenos. Informa que entrará 2010 com mais de 2.100 unidades lançadas e vendas acima de 1.300 unidades. Para a Magis, o ano que começa na semana que vem tem a perspectiva de expansão, tanto em volume de lançamentos, como em vendas.

De olho no Interior
A construtora, inclusive, está ampliando sua operação para o Maranhão e estuda áreas no interior do Ceará, como a cidade de Sobral e a Região do Cariri.

A aposta continuará sendo em empreendimentos em bairros mais afastados, como o Premier Condomínio Clube que será construído no bairro Luciano Cavalcante e o Encanto Parangaba Condomínio Clube, em Parangaba. O primeiro tem VGV de R$ 14 milhões, onde são comercializadas 200 apartamentos. Já o segundo tem VGV de R$ 18 milhões e ofertará 160 unidades em imóveis. Ambos, são apartamentos do tipo compacto: 49,88 m² .

Demanda Crescente
"Esperamos que a indústria de base se estruture para suprir nossas atividades"
André Montenegro - Vice-presidente do Sinduscon-CE

Por Lívia Barreira (Repórter)

Fonte: Diário do Nordeste
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem